Estudo dirigido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DIRIGIDO DO CAPÍTULO 05 (1º Anos)

1 - Explique as funções da membrana plasmática.

2 - E o que significa dizer que ela tem permeabilidade seletiva?

3 - Explique a composição das membranas celulares.

4 - Em relação as propriedades da membrana plasmática, quais substâncias podem ou não atravessá-la diretamente.

5 - Em relação ao transporte de membrana plasmática, defina o que é, ecomo ocorre:
* Transporte passivo
* Transporte ativo

6 - Leia o texto abaixo;

A osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico importante na sobrevivência das células.
A água movimenta-se sempre de um meio hipotônico (menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentradoem soluto) com o objetivo de se atingir a mesma concentração em ambos os meios (isotônicos) através de uma membrana semipermeável, ou seja, uma membrana cujos poros permitem a passagem de moléculas de água mas impedem a passagem de outras moléculas.

Responda:
(a) A osmose é um tipo de transporte passivo ou ativo? Justifique sua resposta.

(b) Se a membrana fosse permeável a solutos (o que sedissolve) e a solventes (aquilo que dissolve- nos seres vivos, a água); o sentido de fluxo da água seria contrário ao sentido de fluxo do soluto? Você concorda com esta afirmação, considerando que a célula não esta gastando energia entre nenhum destes transportes? Justifique sua resposta com base nos estudos de transporte de membrana.

7 - Quanto à concentração classifique as soluções.

8 -  Algumasproteínas participam da composição da membrana plasmática. Quais são suas funções?
 
9 -  Cite quais são as especializações da membrana plasmática, e função de cada especialização.
 
10 - Explique como ocorrem os processos de fagocitose e pinocitose, comparando-os.
 

1 - Explique as funções da membrana plasmática.
Resposta :A membrana plasmática possui mecanismos que permitem a entrada e a saídade substâncias. A membrana plasmática seleciona a passagem destas substâncias e que ela possui desta forma uma permeabilidade seletiva, que é uma camada fosfolipídica da membrana plasmática que funciona como uma barreira fluida (maleável) e permite a passagem de substâncias diretamente através dela. Outras funções estão atribuídas á membrana plasmática, como conservar a forma das células,auxiliarem no deslocamento e transportação.
2 - Explique a composição das membranas celulares.
Resposta : Todas as membranas plasmáticas celulares são constituídas predominantemente por fosfolipídeos e proteínas em proporções variáveis e uma pequena fração de açúcares, na forma de oligossacarídeos. Exteriormente, na grande maioria das células animais, a membrana plasmática apresenta uma camada ricaem glicídeos ou glicocálix. Os lipídios presentes nas membranas celulares pertencem predominantemente ao grupo dos fosfolipídeos. Estas moléculas são formadas pela união de três grupos de moléculas menores: um álcool, geralmente o glicerol, duas moléculas de ácidos graxos e um grupo fosfato, que pode conter ou não uma segunda molécula de álcool. As proteínas da membrana celular estam mergulhadas nacamada dupla do fosfolipídios, interrompendo sua continuidade, são asproteínas integrais. Outras, as proteínas periféricas, estão aderentes às extremidades de proteínas integrais.
4 -  Algumas proteínas participam da composição da membrana plasmática. Quais são suas funções?
Resposta : A membrana plasmática possui grande variedade de proteínas, que podem ser divididas em dois grandes grupos, asintegrais ou intrínsecas e as periféricas oi extrínsecas, dependendo da facilidade de extraí-las da bicamada lipídica. As três proteínas principais podem ser são, espectrina, banda 3 e glicoforina.
A espectrina é uma proteína extrínseca, fibrosa (molécula muito alongada), formada por dois polipeptídeos. As moléculas de espectrina formam uma malha na superfície interna da membrana dos eritrócitos....
tracking img