Coreia do sul freedom house

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A República da Coreia foi criada na parte sul da Península da Coreia, em 1948, três anos após a vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial que terminou a ocupação japonesa de 35 anos. As forças dos EUA e da União Soviética dividiram a península entre eles. A subsequente Guerra da Coréia (1950-53) colocou a Coreia do Sul dominada por um tempo pelos EUA e apoiada pela ONU, contra o dominiosoviético e chinês. Nas décadas seguintes em 1953, os governantes principalmente militares da Coréia do Sul agiam com violência e mantiveram um rígido controle sobre a sociedade, em resposta à ameaça contínua do Norte. Durante este período, Coréia do Sul implementou uma unidade de industrialização liderada pelas exportações, que transformou o país, pobre agrária em uma das principais economias domundo.

Coreia do Sul começou sua transição democrática em 1987, quando Chun Doo-hwan aderiram a protestos generalizados, permitindo que o seu sucessor a ser escolhido em eleição direta presidencial. Na votação, o aliado Chun e companheiro geral Roh Tae-woo derrotou Kim Young-sam e Kim Dae-jung.

Depois de entrar para o partido no poder em 1990, Kim Young-sam derrotou Kim Dae-jung naeleição presidencial de 1992, tornando-se o primeiro presidente civil da Coréia do Sul desde 1961. Ele demitiu linha-dura oficiais militares, circunscrita serviços de segurança nacionais, e processado com sucesso ex-presidentes Chun e Roh por corrupção e traição. No entanto, a incapacidade do governo para superar a crise regional financeira levou os sul-coreanos para eleger Kim Dae-jung, comopresidente, em 1997.

Esforços de Kim Dae-Jung, para chegar à um acordo com a Coreia do Norte culminou em uma reunião de cúpula inter-coreana histórico em 2000 com líder norte-coreano Kim Jong-il. Roh Moo-hyun, um advogado de direitos humanos e ex-ministro que venceu a eleição presidencial de 2002 no bilhete do partido liberal, tomou posse em fevereiro de 2003 diante de uma desaceleração econômica, umparlamento oposição liderada, e reavivamento da Coréia do Norte de suas armas nucleares programa. O ex-prefeito de Seul, Lee Myung-bak, do conservador Grande Partido Nacional (GNP), ganhou a eleição presidencial de 2007. O PIB também ganhou a maioria dos assentos nas eleições legislativas de 2008, enquanto a oposição do Partido Democrático (PD) e quatro pequenos partidos e independentesresponsáveis ​​pelo restante.

Política externa Lee tem se concentrado em reforçar as relações com os Estados Unidos, tendo uma postura linha-dura contra a Coréia do Norte. No entanto, o presidente e seu partido têm sido fortemente criticado por seu "estilo autoritário" e outras políticas presidenciais. No entanto, com a intervenção fiscal agressivo e gastos pesados, a administração Lee foi capaz deestabilizar o setor financeiro, salve o mercado de trabalho a partir de demissões em massa, e orientar a economia para a recuperação depois de ser atingido pela crise financeira global 2008.

Relações com a Coreia do Norte cresceu tensa em abril de 2009 depois que Pyongyang anunciou a sua retirada dos multilaterais Six-Party Talks sobre seu programa de armas nucleares e começou a testar um míssilde longo alcance. Em seguida, ele realizou seu segundo teste nuclear em maio. O Conselho de Segurança respondeu apertando sanções ao Norte.

Em 12 de outubro de 2011, o Congresso dos Estados Unidos ratificou a Coréia e os Estados Unidos de Livre Comércio (TLC KORUS), que foi assinado pelos dois países em junho de 2007, e renegociada em dezembro de 2010. Enquanto a ratificação do acordo foirecebido com acalorado debate na Assembléia Nacional da Coréia, foi aprovado em 22 de novembro, e KORUS FTA está prevista para entrar em vigor no início de 2012.

Em novembro, a Coreia do Sul, Japão e os Estados Unidos mantiveram conversações trilaterais estratégia de coordenação e reafirmaram o seu compromisso de cooperar nas suas relações com a Coreia do Norte. Relações inter-coreanas são...
tracking img