Democracia - conteito

2095 palavras 9 páginas
DEMOCRACIA

Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ouparlamentarista, republicano ou monárquico.
As Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entredemocracia direta (algumas vezes chamada "democracia pura"), onde o povo expressa a sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indireta"), onde o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.
Outros itens importantes na democracia incluem exatamente quem é "o Povo", isto é, quem terá direito ao voto; como proteger os direitos de minorias contra a "tirania da maioria" e qual sistema deve ser usado para a eleição de representantes ou outros executivos. Índice [esconder] * 1 Formas de Democracia * 1.1 Democracia direta * 1.2 Democracia representativa * 2 Direito ao Voto * 2.1 Obrigatoriedade do voto * 2.2 Exclusão Étnica * 2.3 Exclusão de classes * 2.4 Exclusões de gênero * 2.5 Direito de voto hoje * 2.6 Outros casos * 3 Democracias ao redor do Mundo * 4 Referências * 5 Bibliografia * 6 Ver também * 7 Ligações externas |
-------------------------------------------------
Formas de Democracia
Democracia direta
Ver artigo principal: Democracia direta

O Landsgemeinde, é uma velha forma dedemocracia direta sendo ainda praticado em dois cantões suíços.
Democracia direta refere-se ao sistema onde os cidadãos decidem diretamente cada assunto por votação.
A democracia direta tornou-se cada vez mais difícil, e necessariamente se aproxima mais da democracia representativa, quando o número de cidadãos cresce.

Relacionados

  • EM QUE SENTIDO SE JUSTIFICOU UMA FORMA ESPECIAL DE ENTENDER E PRODUZIR UMA EDUCAÇÃO PARA CERTOS E DETERMINADOS SUJEITOS?
    1652 palavras | 7 páginas
  • A era do direito
    83529 palavras | 335 páginas
  • Sobre o construtivismo
    22451 palavras | 90 páginas
  • Estágio e docência
    43468 palavras | 174 páginas