Estudo dirigido sobre ldb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Diferencie Resolução de Parecer.

Resolução: Ato legislativo de conteúdo concreto, de efeitos internos. É a forma que revestem determinadas deliberações da Assembléia da República. As Resoluções não estão, em princípio, sujeitas a promulgação e também não estão sujeitas a controlo preventivo da constitucionalidade, escrito exigências as que aprovem acordos internacionais.
Parecer:São documentos resultantes de análises técnicas sobre a eficácia assuntos de interesse.
2) Como a Diretriz apresenta o problema orçamentário e o de formação de professores na Educação Infantil?

A diretriz apresenta o problema orçamentário, como decorrência da falta de apoio governamental e investimento do mesmo, sofrendo assim grandes reflexos no Déficit na educação infantil instalado no Brasil.Em relação à formação de professores o texto enfatiza o descaso e o despreparo dos cursos de especialização na área na qual deixa a desejar o desempenho do mesmo no trabalho com crianças de 0 a 6 anos.

3) Apresente a concepção de criança explicitada na Diretriz.

De acordo com as diretrizes, todas as pessoas de 0 a 12 anos são consideradas crianças, incorpora uma nova concepção de criança eadolescente. Estes passam a ser considerados como “sujeitos de direitos”, e não mais como “menores” objetos da ação do poder público, principalmente em casos de abandono e/ou delinqüência. Trata-se de uma mudança de concepção na qual as crianças e os adolescentes eram vistas exclusivamente como “portadoras de carências” e, a partir de então, como cidadãos, sujeitos de direitos. Pensar a infânciae a adolescência nessa nova perspectiva significa reconhecer que nessa fase da vida os indivíduos encontram-se em pleno desenvolvimento e que, portanto, necessitam de atendimento e cuidados especiais para se desenvolverem plenamente. Essas necessidades e cuidados são postos em termos de direitos, estendendo-se ao conjunto desse segmento, sem discriminação de qualquer tipo, cabendo ao poderpúblico, à família e à sociedade, assegurar com absoluta prioridade a efetivação desses direitos relativos à sobrevivência e ao seu desenvolvimento integral das crianças e adolescentes.



4) Levante as sugestões de práticas pedagógicas e/ou propostas adotadas na Educação Infantil apresentadas nas Diretrizes.

 A primeira proposta levanta questão da criança de 0 a 6 anos ser protegida com educaçãoe cuidado, supõe definir previamente para que sociedade isto será feito, e como se desenvolverão as práticas pedagógicas, para que as crianças e suas famílias sejam incluídas em uma vida de cidadania plena. Ao iniciar sua trajetória na vida, nossas crianças têm direito à Saúde, ao Amor, à Aceitação, Segurança, à Estimulação, ao Apoio, à Confiança de sentir-se parte de uma família e de um ambientede cuidados e educação. As creches/pré-escola devem oferecer oportunidades para as crianças desenvolverem a autonomia, a responsabilidade, a solidariedade e o respeito ao bem comum. Temos que saber nossos direitos e deveres, as leis e as regras que organizam a vida em sociedade.

 Ao definir suas Propostas Pedagógicas, as Instituições de Educação Infantil deverão auxiliar na identidade pessoalda criança, fazendo assim contando com a ajuda das famílias, professores e outros profissionais e a identidade de cada unidade educacional no contexto de suas organizações. Cada criança pensa sente e sonha de uma forma especial, só sua. Sabemos que ela pertence a um ambiente social, mas não podemos deixar de respeitar as suas especificidades.

 A terceira fala sobre o estimulo que a criançadeve receber em seu desenvolvimento para construir certas concepções, é a vez agora do lúdico. Desta forma ser, sentir, brincar, expressar-se, relacionar-se, mover-se, organizar-se, cuidar-se, agir e responsabilizar-se são partes do todo de cada indivíduo, menino ou menina, que desde bebês vão, gradual e articuladamente, aperfeiçoando estes processos nos contatos consigo próprios, com as...
tracking img