Marcketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7902 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






[pic]




























FACULDADE MORAES JUNIOR MACKENZIE RIO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO












[pic]






Disciplina: Marketing II













Rio de Janeiro
Junho de 2009








ÍNDICE

Página

NECESSIDADESE DESEJOS DOS CONSUMIDORES 3

ANÁLISE DO MICROAMBIENTE 4

Empresa 5Fornecedores 5
Intermediários 6
Clientes 7
Concorrentes 7

ANÁLISE DO MACROAMBIENTE 8

Forças Demográficas 8
Forças Econômicas 9
Forças Tecnológicas 10
Forças Naturais 10
Forças Políticas 10
Forças Culturais 12

PESQUISA DE MARKETING 13

Definição do problema 13
Objetivo primário 13
Objetivo secundário 14
Público alvo 14
Método de coleta de dados 14

Questionário e tabulação dapesquisa 15

ANÁLISE. DO COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR 30

Fatores culturais 30
Fatores sociais 32
Fatores pessoais 33
Fatores psicológicos 35

SEGMENTAÇÃO DO MERCADO 36

Características geográficas 37
Características demográficas 37
Características psicográficas 38
Características comportamentais 38




ÍNDICE
(Continuação)

Página


ANÁLISE DO MODELO DE PORTER 40FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO 41

ANÁLISE DE SWOT 42

ESTRATÉGIAS DE MARKETING 44

CONCLUSÃO 45







INTRODUÇÃO

Vivemos hoje num mundo de diversidade. O mercado mundial volta seus olhos para os diferentes segmentos da sociedade, numa tentativa, na maioria das vezes bem sucedida, de atrair os distintos públicos consumidores.

A busca pela qualidade de vida e pela beleza é umaconstante nos dias atuais, o que traz uma oportunidade para crescimento do mercado especializado. Observando essa tendência, aliada ao crescimento significativo desse segmento ante o público Gay masculino, este trabalho apresentará a viabilidade de investimento neste segmento juntamente com o público em questão.

A preocupação com a estética é forte no segmento gay, que considera uma boaaparência essencial para garantir sucesso profissional e pessoal. O homem por mais que seja um novato no ramo da estética, é um consumidor extremamente exigente, principalmente o público gay masculino (que já tem que lidar com pré-conceitos, falta de preparo e de treinamento de profissionais para atendê-los melhor no seu dia a dia) boa parte da razão que justifica a existência desse nível potencializadode exigência entre os consumidores masculinos, se deve a um “mau começo”. O público masculino entrou no mercado de cosméticos através de produtos femininos e literalmente sentiu “na pele” que estes produtos não eram perfeitos para eles, e a partir daí passou a reivindicar uma maior atenção dos setores de estética no Brasil e no mundo. Prova de que o mercado de estética voltado ao público masculinoestá em real expansão é que algumas empresas estão aumentando seu portfólio para atender a este exigente público, que sempre teve uma atenção exclusiva d’O Boticário, que atualmente tem 10% de seus produtos voltados para a estética facial masculina. Outro exemplo: 22% das vendas de produtos Biotherm (especializada em produtos de beleza), se devem aos produtos da linha Biotherm Homem (fonte:www.cosmeticosdetratamento.blogspot.com).

O mercado de cosméticos voltados para homens vem obtendo níveis de crescimento consideráveis nos últimos anos. Prova disso é que desde 2002 o mercado brasileiro de cosméticos masculinos avançou mais de 200%, atingindo um faturamento de R$1,6 bilhão em 2008, o que colocou o Brasil na quarta posição no mercado mundial de cosméticos masculinos. Podemos observarque os produtos de estética e beleza exclusivamente masculinos têm alcançado índices crescentes em comparação com os demais produtos do setor (fonte: www.mixbrasil.com.br).
Abaixo, o comparativo entre as participações (em milhões de dólares) de cada uma das categorias no ano de 2007 no mercado brasileiro de cosméticos, estética e perfumaria:


[pic]
Abaixo, a evolução do mix de categorias...
tracking img