Estudo dirigido sobre citocininas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2900 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Para iniciar os estudos sobre as citocininas descreva como ocorreu a sua descoberta e sua posterior identificação.

Sua descoberta se deu na década de 50, quando uma equipe de pesquisadores liderada pelo Dr. Folke Skoog da Universidade de Winsconsin (EUA) estava à procura da substância que fosse a responsável pela divisão celular nos vegetais, utlizando-se, como modelo experimental, docultivo de tabaco in vitro. Quando desses experimentos, o AIA, um tipo de auxina, já era conhecido. Eles perceberam que, quando AIA era utilizado com extratos de levedura e água de coco, uma grande proliferação celular ocorria no tabaco, levando a crer que algo, dentre as substâncias, era essencial para a divisão celular.

Posteriormente, Carlos Miller (1955) isolou a primeira citocinina formadapelas bases nitrogenadas encontradas no esperma de arenque (peixe marinho) e a denominou cinetina, substância essencial para a divisão celular. Eles verificaram também que a cinetina agia em associação com o AIA, já que quando AIA era individualmente colocado no tabaco, ele apresentava apenas uma expansão das células com um pequeno aumento em seu peso, porém nenhum processo de divisão celular, a nãoser que a cinetina fosse colocada ao meio de cultura. Foi constatado, dessa forma, que a cinetina estava envolvida em processos de divisão celular, a citocinese.

Skoog et al., 1965 propuseram o termo citocinina para compostos com atividade biológica igual à cinetina,ou seja, capazes de promover citocinese em células vegetais. David Letham (1973) isolou a primeira citocinina natural deplantas em extrato de milho verde (Zea mays), denominando-a de Zeatina. Hoje, temos que a definição de citocinina não se deve a critérios químicos, mas sim fisiológicos, já que ela é aquela que promove crescimento e diferenciação em um pedaço de tecido ou meio de cultura, contendo auxina.



2) Quais as principais propriedades das citocininas?

As funções das citocininas são variadas, sendoo essencial a divisão celular, porém podendo promover: alterações nas taxas metabólicas, atividade enzimática, indução de formação de órgãos, quebra de dormência apical, mobilização de nutrientes orgânicos e inorgânicos, retardamento da senescência de tecidos e órgãos, desenvolvimento floral, germinação de sementes, desenvolvimento do metabolismo autotrófico e formação de cloroplastos.




3)Sobre o metabolismo das citocininas:

a) Explique como onde ocorre a sua biossíntese

Acredita-se que os pirmeiros centros produtores de citocinina, nas plantas, sejam as raízes, o que é evidenciado pelo fato de o sucesso de cultivo in vitro ter se iniciado com o cultivo de raízes. Porém, outras partes do vegetal também produz esse hormônio, como ápices caulinares e outros tecidosmeristemáticos. Há mais de uma via para a biossíntese de citocininas, mostrando que mais de um gene apresentam funções semelhantes.

Uma das vias seria a adição de uma cadeia lateral (isopentenilpirofosfato) à posição N6 da adenosina di/trifosfato (ADP/ATP), reação que seria catalisada pela enzima isopentenil transferase (IPT). O produto da reação é, então, transformado em zeatina, por umadesidroxilase desconhecida.

Outra via possível para a biossíntese de citocinina seria o tRNA, já que a terminação 3’ do anticódon desses apresentam citocininas. Porém, as citocininas bioativas não são muito provenientes do tRNA, já que há uma predominância da forma cis, inativa, e não da forma trans, ativa. O que acontece para com o tRNA, é a liberação de cis-citocininas e uma posterior conversão emtrans, porém não é a via principal para produção desse hormônio.

b) Como as citocininas são transportadas dentro do corpo do vegetal?

A biossíntese de citocininas ocorre nas principalmente nas raízes e são transportadas para a parte aérea através do xilema na forma de ribosídeos, sendo que esse transporte é regulado por sinais advindos da parte aérea da planta. Análise da seiva bruta...
tracking img