Estudo de leds

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Manual de utilização de LEDs e fontes de alimentação


Manual de Utilização de Leds e Fontes de Alimentação l página 1

Introdução
A idéia de criação deste manual surgiu em função da grande dúvida, curiosidade e dificuldade da maioria dos usuários de Leds em compreender seu funcionamento e utilizá-lo adequadamente nas mais diversas aplicações. Este manual pode e deve ser lido por técnicose não técnicos, principalmente por aqueles que utilizam o Led no seu dia a dia, para a criação de novos produtos de iluminação ou em todos os usos relacionados com esta tecnologia. Este material não se resume a um tratado técnico, embora a abordagem técnica se faça necessária em alguns casos, pois estamos tratando de um dispositivo eletrônico, onde grande tecnologia foi empregada na suafabricação. O objetivo principal é desmistificar o seu uso, introduzir a noção do seu funcionamento e fabricação e como podemos fazê-lo funcionar, extraindo assim, todas as vantagens divulgadas pelos fabricantes.

A luz do século XXI
LED, sigla em inglês de Light Emmiting Diode ou diodo emissor de luz, representa uma tecnologia emergente que esta começando a trazer impactos significativos em vários setoresda economia. As indústrias de iluminação, automotiva, sinalização, médica, eletrônica, entre outras, perceberam as vantagens de se utilizar os pequenos diodos, também chamados de “ iluminação em estado sólido” ou SSL ( solid state lighting ), devido à ausência de filamentos ou gases, mais sim, um pequeno chip semicondutor eletroluminecente, que na presença da corrente elétrica, emite a luz.Apesar dos LEDs existirem a várias décadas, somente nos últimos 10 anos houve a viabilização técnica nos materiais semicondutores e nos encapsulamentos, proporcionando maior potência, maior eficiência luminosa e maior vida útil. Com a expectativa de economia de energia que os LEDs irão proporcionar nos próximos anos, os governos dos paises produtores de LEDs tem subsidiado diversas pesquisas emtecnologia, de forma a viabilizar economicamente a nova tecnologia para o mercado. Embora muitos ainda digam que o LED é muito caro e que seu preço tem que cair para se tornar viável, sua utilização é, em muitos casos, mais econômica que muitos sistemas convencionais, bastanto para isso comparativos econômicos entre os dois sistemas. Com certeza o preço dos LEDs irá baixar, contudo a tendência será doLED manter um patamar de preço fixo e alto, porém com um aumento constante de eficiência luminosa.

Manual de Utilização de Leds e Fontes de Alimentação l página 2

O LED através dos anos
1960 – Nick Holonyak Jr. inventou o primeiro led na empresa General Eletric. Estes leds eram apenas usados em indicadores e só existiam na cor vermelha. 1970 – Os led verdes, amarelos e laranjas foram criadosapartir de novas substâncias. Começou a se formar um grande mercado, pois a aceitação foi geral. 1980 – Com a tecnologia, leds até 10x mais brilhantes foram criados em relação aos seus antecessores. Os leds começavam a ser utilizados em painéis de mensagens e outdoors. 1990 – Com o avanço da tecnologia os leds se tornaram mais confiáveis e robustos . O mercado ampliou muito e novas possibilidadesde utilização surgiram. 1995 – O Dr. Shuji Nakamura inventou o led azul na Nichia Corp., a partir disso o led branco foi viabilizado e começaram a aparecer os primeiros leds de alto fluxo e intensidade. 2000 – O led deixa de ser uma promessa da tecnologia e passa a ser utilizado em muitas aplicações, entre elas, semáforos, automóveis, painéis de mensagens e iluminação arquitetural.

Manual deUtilização de Leds e Fontes de Alimentação l página 3

O que é o LED ?
O LED é um diodo semicondutor, e como referência, podemos dizer que o diodo é um componente eletrônico, amplamente utilizado em equipamentos eletrônicos, que permite a passagem da corrente elétrica em uma direção apenas.

Exemplos de diodos semicondutores

A diferença é que o LED quando energizado, emite luz visível....
tracking img