Estudo de engenharia d esoftware

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sobre a Gestão de Coleta de Resíduos Sólidos.

O objetivo desse capítulo é fazer um resgate histórico de toda a estruturação do órgão municipal em Guarulhos que tem por competência a coleta, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos, bem como explicar as práticas de gestão sobre os resíduos, quais foram as intervenções organizacionais que precisaram ser aplicadas para a melhoria dagestão de resíduos.
Esse resgate justifica-se no sentido de ambientar o leitor sobre temática, e as práticas de gestão que a cidade de Guarulhos adotou no manejo dos resíduos sólidos, fornecendo ferramentas ao leitor, para conseguir analisar a lucidez dos números e ter parâmetros claros para entender as informações extraídas do sistema com mais critérios.
Como citado na introdução, aevolução econômica e social da cidade de Guarulhos, trouxe consigo muitos impactos sociais e estruturais em nossa cidade, necessitando de inúmeras intervenções por parte do poder público.
A Gestão de Resíduos Sólidos foi e é uma das áreas da cidade quem foi plenamente impactada por esse novo cenário quem vem se desenhando ao longo desses 14 anos, acompanhando concomitantemente as atualizações queocorriam na legislação federal, estadual pertinente a este tema.
Muitos pensam que o poder publico apenas coleta o lixo com o caminhão coletor e leva para o “lixão”, mas gestão de resíduos trabalha os seguintes eixos: Coleta, tratamento e destinação final.
De fato durante anos, Guarulhos apenas coletava o lixo e levava para o lixão, pois naquela época a preocupação era apenas tirar o lixo das ruase o afastar dos habitantes, porém o cenário da gestão de resíduos também começa a se alterar a partir da segunda parte da década de 90.


Do Lixão ao Aterro Sanitário.
Nas décadas de 80 e 90, a cidade já contava com uma sistemática de coleta de lixo, onde os caminhões passavam de porta em porta em muitos bairros da cidade coletando o lixo na porta dos moradores.
Não havia nenhumapreocupação ambiental com qual seria o processo de destinação final deste “lixo”.
Todo o lixo da cidade era destinado para o extinto lixão no bairro do Cabuçu como mostrado na foto abaixo.

Fig. 1 – Lixão do Cabuçu - Fonte: Quitaúna Serviços.

Fig- 3 – altura de lixo

Nesse lixão era possível encontrar muitas pessoas que reviravam o lixo domiciliar, disputando-o com ratos e urubus, procurandoencontrar lixo reciclável para vender e tirar dali o seu sustento.
Em 1999 a Prefeitura de Guarulhos (ou Quitaúna) Assinou o Termo de Ajustamento de Conduta n: xxxx, onde o Ministério Público determinou a extinção do lixão e a construção de um Aterro sanitário para servir de destinação final de resíduos.
Em 2001 o aterro sanitário foi construído com tecnologia ambiental de ponta, em uma áreade 440 mil m2, com capacidade de receber de forma segura e ambientalmente correta todo o resíduo domiciliar da cidade de Guarulhos.

FIG 2 – Vista aérea do Aterro sanitário.
O aterro teve suas atividades iniciadas no mesmo ano, com vida útil prevista para 20 anos.
O problema de destinação final dos resíduos resolve-se por esse tempo, porém existe uma preocupação muito latente e constante coma destinação final dos resíduos orgânicos, pois estes não possuem muitos outros meios de destinação final, haja visto que no Brasil a legislação não permite a incineração desse tipo de resíduo, devido ao seu alto poder de contaminação.
Vale lembrar também que existe uma enorme dificuldade em encontrar uma área potencialmente adequada para um novo aterro sanitário na cidade de Guarulhos.
Poresse motivo é necessário um acompanhamento diário da quantidade de resíduos que é destinado ao aterro. A fiscalização em lóco feita no momento de descargas dos caminhões tem por objetivo coibir a destinação de resíduos não orgânicos como madeiras, entulho e móveis, minimizando a quantidade volumétrica dos resíduos que são destinados ao aterro.
Um sistema de informações sobre resíduos, pode...
tracking img