Estudo de caso tan

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO PRÁTICO
ESTUDO DE CASO NA GESTÃO
DE INFORMAÇÃO

ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO

29/04/2011

Introdução:

Nesse documento vamos analisar como a Gestão da Informação quando usada com foco na organização e tomada de decisão dos negócios pode levar a empresa a solução de problemas críticos e criação de novas oportunidades.

Apresentação:

A empresa em foco é aTAM Viagens, empresa que pertence ao grupo TAM Linhas Aéreas.
A TAM Linhas Aéreas nasceu 1961 oriundas da cidade de Marília – Interior de SP, e hoje tem sua sede na capital São Paulo.

A TAM Linhas Aéreas e suas empresas atuam no transporte aéreo nacional e internacional, com vôos comerciais e de cargas.

Durante a apresentação do posicionamento tecnológico e vamos encontrar várias outrasinformações a respeito da TAM Linhas Aéreas, inclusive sua união com a LAN AirLines S.A.

Problema Crítico

Há mais de 11 anos, a parceria entre a TAM Viagens e a Riosoft tem gerado bons resultados principalmente para os clientes que buscam rapidez e eficiência nos serviços da agência que procuram pacotes de viagens, reserva de hotéis e de passagens aéreas.  Desde o início das operações da TAMViagens, os sistemas da Riosoft acompanham o desempenho e evoluem junto com a empresa, por meio da implementação de melhorias. 

Foi assim no final de 2009 quando, diante do desafio da TAM Viagens para alterar o processo de reservas, o que obrigou a empresa a adequações em seus sistemas para acessar essas novas modalidades de serviços. “Era um projeto de missão crítica, ou seja, essencial para acontinuidade dos negócios da TAM Viagens", conta Rubens Biffi Junior, gerente de processo e gestão comercial da TAM Viagens.

Solução

Com disposição para superar os desafios necessários para atender as expectativas da TAM Viagens, foi aplicada pela primeira vez na Riosoft uma metodologia de qualidade de software, conhecida como MPS.BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro).  Agerência do projeto foi otimizada e o controle sobre a duração das etapas e sobre a qualidade do produto foi redobrado. Apesar do prazo curto e da complexidade do projeto, o cronograma foi cumprido e a TAM Viagens não enfrentou problemas nos sistemas web.

O projeto contemplava a migração de uma integração on-line com o sistema de reservas aéreas criado pela própria TAM Linhas Aéreas, funcionando na TAMViagens, para um novo produto da empresa Amadeus, conhecida mundialmente por fornecer sistemas de reservas aéreas para grandes companhias em todo o mundo.

A utilização do MPS.BR, certificação para a qual a Riosoft se preparou para adotar durante 2008, permitiu maior visibilidade e controle do cronograma do projeto, gerenciamento de riscos, controle de pendências, problemas e esclarecer eprevenir o impacto de possíveis mudanças ocorridas durante o processo de integração da TAM Viagens com o sistema da TAM Linhas Aéreas.  “A adoção dos padrões MPS.BR pela Riosoft permitiu o monitoramento com antecedência e a prevenção de vários problemas”, completa o gerente  da TAM Viagem. 

Com as alterações promovidas pela TAM Viagens em parceria com a Riosoft algumas funcionalidades de busca ereserva aérea foram melhoradas e toda a base de integração com o sistema on-line de reservas aéreas foi compatibilizado com a nova plataforma adotada.

Resultados ressaltados no histórico da Empresa em seu site.
http://www.tam.com.br/b2c/vgn/v/index.jsp?vgnextoid=b4ad09f1157f2210VgnVCM1000000b61990aRCRD

Ano de 2008
A receita líquida no ano foi de R$ 10,5 bilhões, um crescimento de 29,7% emrelação a 2007. O lucro operacional registrou aumento de 67,3%, também na comparação com o ano anterior, atingindo R$ 725,2 milhões.
Ano de 2009
Uma das prioridades da TAM em 2009 foram os preparativos para o ingresso da companhia na Star Alliance, a maior aliança mundial de empresas aéreas. A aliança oferece o acesso a 1.077 aeroportos, localizados em 175 países ao redor do mundo. Esses números...
tracking img