Banca de pipoca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HIBRIDO DE MILHO-PIPOCA

O milho pipoca se caracteriza por possuir grãos pequenos e duros que tem a capacidade de estourar quando aquecidos em torno de 180ºC, diferenciado se deste modo do milho comum. Através do melhoramento genético de uma tecnologia de produção específica para o milho pipoca se conseguiu aumento significativo na qualidade da pipoca e da produtividade a nível delavoura;tornando se um produto de valor agregado ótimo de remuneração boa para o produtor.
No Brasil, apenas nove híbridos de milho pipoca estão registrados no Serviço Nacional de Proteção aos Cultivares ( SNPC ), sendo que seis deles são de acesso restrito, apenas os produtores parceiros das empresas detentoras das sementes têm acesso.
Em geral,a planta do milho pipoca émais suscetível a doenças e pragas, acamamento e quebramento do colmo e podridões de espigas e de grãos, necessitando ainda, de um cuidado especial na colheita e secagem dos grãos para evitar danos no pericarpo e endosperma.

ÉPOCA DE PLANTIO

É um fator de produção muito importante, dependendo do cultivar a ser utilizado. Para os cultivares muito suscetíveis à doenças e pragas epodridões de espigas e grãos, o plantio deve ser limitado a épocas que propiciem menor incidência de doenças e de chuvas no período de pós-maturação. Nas regiões de inverno mais quente do Brasil, o plantio antecipado, em maio/junho, com colheita em setembro/outubro, tem proporcionado alta produtividade e excelente qualidade da pipoca, mas com alto custo de produção devido a irrigação e ao controle químicode pragas e doenças. Nas regiões de inverno mais frio, que não permitem o plantio antecipado, é indicado o plantio cedo, em agosto/setembro, sob irrigação, que propicia uma boa produtividade, mas com risco de perda de qualidade da pipoca, dependendo da ocorrência de excesso de chuvas no período pós-maturação até a colheita.
Para cultivares com maior resistência a doenças e pragas, podridões deespigas e grãos, o plantio pode ser efetuado em outubro/novembro em condições de sequeiro.

ADUBAÇÃO

Além de afetar a produtividade, a adubação afeta a qualidade dos grãos. Deve ser utilizada adubação bem equilibrada com macro e micro nutrientes, devendo-se considerar que a planta do milho pipoca tem um teto de produtividade de 4 a 6 ton/ha de grãos, sendo menos rústica que o milho,apresentando um sistema radicular menos desenvolvido e também é mais suscetível a nematóides e ataque da larva de diabrótica. No planejamento da adubação, o primeiro passo é a amostragem de solo para análise química e, se houver necessidade, haverá correção da acidez do mesmo. O IAC recomenda adubação de plantio em função do nível de produtividade, níveis de fósforo e potássio, adubação de cobertura combase na classe de resposta ao nitrogênio, nível de potássio e expectativa de produção (boletim 100).

PLANTIO

O milho pipoca apresenta sementes miúdas e para obtenção da população de plantas desejada, com um espaçamento uniforme entre plantas, é recomendado o uso de semeadoras pneumáticas. Para plantadoras com distribuição das sementes por discos a distribuição é mais desuniforme, sendoimportante a utilização do disco adequado a cada tamanho de semente. Independente do tipo de semeadora, se consegue maior uniformidade na distribuição das sementes em baixa velocidade de plantio.

ARMAZENAMENTO

O armazenamento após secagem contribui para uniformidade dos grãos quanto ao teor de água, proporcionando maior capacidade de expansão da pipoca. Para que os grãos fiquem com o teor deumidade em torno de 13,5%, a temperatura e a umidade relativa do ambiente (silo ou armazém) devem ser em torno de 23ºC e 75%, respectivamente. Em silos aerados, o controle da umidade dos grãos, durante o armazenamento, pode ser obtido facilmente através da aeração nos períodos em que a umidade relativa do ar atinge 75%.

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA PIPOCA

O parâmetro que melhor avalia a qualidade...
tracking img