Estudo de caso riachuelo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Este trabalho de pesquisa feito na loja Riachuelo que foi fundada no ano de 1947 e comprada pelo Grupo Guararapes em 1979. Hoje presente em diversos estado brasileiro, uma das lojas de departamento do país que mais vem crescendo nos últimos anos.

Mostramos no trabalho como a Loja Riachuelo do nosso ponto de vista utiliza as diversas ferramentas do Marketing a seu favor. Fomos até a loja eobservamos desde como os funcionários se comportam até como os banner´s estavam distribuídos na loja.

Também ao longo do trabalho existe a conceituação de algumas ferramentas do marketing – Fidelização, CRM – Marketing de relacionamento com o cliente, Merchandising e Análise SWOT – que foram as mais observadas por nossa equipe.

Demonstramos passo a passo como foi nossa visita, fizemos umaanálise SWOT e listamos algumas sugestões.


1. Introdução

Muito tem sido veiculado nas diversas mídias sobre o marketing de relacionamento e outras ferramentas do marketing. E muitos aspectos da sociedade passam a ser discutido com essa perspectiva. O consumo de bens e serviços, os serviços de suporte, a fidelização do cliente, como a empresa ao longo dos anos vem se comunicando com os clientes.São alguns dos aspectos impactantes do Marketing para as organizações, e que vem sendo discutidos cada vez mais nos meios de Administração e de Tecnologia da Informação.

Nesse contexto é que se situa a relevância de um estudo sobre algumas ferramentas do Marketing como: Merchandising, Fidelização e CRM – Gerenciamento do Relacionamento com os Clientes. Diversas questões sobre o uso que asorganizações estão fazendo dessas ferramentas podem trazer esclarecimentos e novas perspectivas ao estudo da Administração em diversos aspectos, tais como: quantidades de vendas, o retorno de investimentos em Mídia, qualidade em serviços, cultura administrativa, marketing e comunicação com o mercado, entre outros.

A pesquisa que se segue abaixo foi gerada por um trabalha de grupo da universidade nointuito de conhecemos e detectarmos algumas ferramentas do marketing. O trabalho fez com quer fizéssemos uma visita à loja Riachuelo que é o nosso alvo e a algumas lojas de departamento concorrente.


2. Fundamentação Teórica

Merchandising

Merchandising é qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto-de-venda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos,marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores.

É o conjunto de atividades de marketing e comunicação destinadas a identificar, controlar, ambientar e promover marcas, produtos e serviços nos pontos-de-venda.

É responsável pela apresentação destacada de produtos na loja, criando espaço e visibilidade, de maneira tal que acelere suarotatividade.

O merchandising tanto pode usar a propaganda (quando divulga ofertas na mídia) como a promoção de vendas (quando se utiliza preços mais baixos ou brindes) para a ampliação de sua estratégia.

A grande importância do merchandising está no fato dele ser a soma de ações promocionais e materiais de ponto-de-venda que controla o último estágio da comunicação mercadológica - a hora da compra.O merchandising desenvolveu-se em conseqüência do nascimento do conceito de livre-serviço e a multiplicação de produtos no mercado.

As técnicas de merchandising começaram a ser desenvolvida pelos distribuidores alimentares mas, atualmente, as técnicas de merchandising são utilizadas por lojas de serviços ou bancos, com igual sucesso.

Tipos de merchandising:

Merchandising de sedução e o deorganização ou gestão: a preocupação principal é criar um ambiente e uma exposição dos produtos no ponto de venda que favoreça a compra, estando no entanto sempre subjacente à necessidade de rentabilizar o espaço da loja.
Merchandising orientado para a organização e gestão: o plano está centrado sobretudo na rentabilidade do espaço da loja.
Objetivos do merchandising

Os produtores e...
tracking img