Estudo de caso- pct com glomerulonefrite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS
CURSO: ENFERMAGEM
DISCIPLINA: TRABALHO EM CAMPO IX(SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO)
PROFESSORA: NIRVANIA

ESTUDO DE CASO:
GLOMERULONEFRITE RAPIDAMENTE PROGRESSIVA

NATANAEL LIMA OLIVEIRA

TERESINA, DEZEMBRO DE 2012.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 03
2. IDENTIFIAÇÃO DO PACIENTE E HISTÓRICO DE ENFERMAGEM 05
3. EXAMESCOMPLEMENTARES 07
4. PRESCRIÇÃO MÉDICA ATUAL 08
5. PRESCRIÇÕES E EVOLUÇÕES DE ENFERMAGEM 09
6. SAE (DIAGNÓSTICOS E INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM)....... 11
7. CONCLUSÃO .12
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................13

1. INTRODUÇÃO
A glomerulonefrite é uma inflamação dos capilares glomerulares, tem como exemplo de doençasglomerulares primárias, a glomerulonefrite pós-infecciosa, a glomerulonefrite rapidamente progressiva, a glomerulonefrite membrano proliferativa e a glomerulonefrite membranosa, (1).
 A glomerulonefrite rapidamente progressiva (GNRP) caracteriza-se por uma perda rápida e progressiva de função renal que ocorre em semanas, associada à presença de indicativos laboratoriais de glomerulonefrite, (1).Histologicamente, a tradução desta síndrome clínica é a presença de crescentes em mais de 50% dos glomérulos, ou seja, é uma síndrome caracterizada por declínio rápido da função renal (declínio de mais de 50% da taxa de filtração glomerular), ao longo de dias ou semanas, geralmente em associação a manifestações de síndrome nefrítica aguda, (4).
Diversas doenças podem causar GNRP, incluindoglomerulonefrites primárias e doenças sistêmicas que apresentam envolvimento renal, (1).
A GNRP pode ser classificada em três tipos, de acordo com os achados da imunofluorescência, (4):
* Presença de depósitos lineares (GN por anticorpos anti-membrana basal glomerular),
* Presença de depósitos granulares de imuno-complexos (GN pós-infecciosas, doença de Berger, GN lúpica, GN da crioglobulinemiamista, GN idiopáticas),
* Ausência de depósitos significativos, pauci-imune (GN da poliangeíte microscópica, granulomatose de Wegener, GN idiopáticas).
As manifestações clínicas, comuns às três formas de GNRP, incluem hematúria, proteinúria, oligúria, edema e hipertensão. A conduta inicial consiste da análise laboratorial do hemograma, eletrólitos, uréia e creatinina séricas, sedimentourinário e proteinúria de 24 horas, (1).
A etiologia da GNRP deve ser investigada, sendo para isso a biópsia renal de fundamental importância. Nos casos em que a doença se manifesta inicialmente com acometimento renal, sem evidência de lesões granulomatosas necrotizantes em trato respiratório, o diagnóstico torna-se difícil, podendo retardar a terapêutica precoce e adequada, e aumentando as chances deprogressão para doença renal terminal, (1).
Um diagnóstico preciso é essencial para os pacientes que apresentam os achados clínicos sugestivos de GNRP. Os pacientes devem ser submetidos a testes sorológicos apropriados e à biópsia renal. O início precoce da terapia apropriada minimiza o grau de lesão renal, pois as GNRP não tratadas evoluem rapidamente para o estágio final da doença renal, (3).Este presente trabalho trata-se de um estudo de caso realizado em um Hospital de Referência Estadual na cidade de Teresina, no período de estágio da disciplina saúde do adulto e idoso II, do curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), no ano de 2012. O estudo foi baseado no prontuário de um paciente portador de GNRP, hospitalizado na Clínica Nefrológica.Inicialmente, realizou-se o exame físico completo da paciente, e em seguida coletou-se os dados contidos no prontuário. Em etapa posterior, realizou-se a análise de conteúdo, dos dados coletados. Complementou-se com uma pesquisa bibliográfica.
O objetivo deste estudo de caso é o desenvolvimento da capacidade de análise de uma situação concreta e de síntese de conhecimentos construídos, possibilitando a...
tracking img