Estudo de caso de nova jerusalem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................3

2 QUESTÕES ..............................................................................................................4

3 CONCLUSÃO .........................................................................................................13

4 REFERENCIAS......................................................................................................14

INTRODUÇÃO



Vila de Fazenda Nova localizada no Brejo da Madre de Deus no estado de Pernambuco é uma região bastante conhecida devido a encenação da Paixão e Morte de Cristo na Cidade Teatro de Nova Jerusalém. Antes da criação desta a região desenvolvia o turismo atravésdas águas termais que possuíam alta salinidade e temperatura agregando características medicinais.
Com o passar do tempo a região perdeu essa opção turística e se concentrou somente em volta do teatro de Nova Jerusalém com a encenação supracitada.
A viabilidade de se reerguer o turismo socioambiental é grande, pois as águas termais ainda existem e possuem suascaracterísticas medicinais, além disso, a região já possui notoriedade nacional devido ao teatro de Nova Jerusalém.







































2 QUESTÕES

1. Com base nas informações do estudo de caso, apresente um plano (estratégico, tático ou operacional) para a vila de Fazenda Nova e justifique o plano escolhido.



Tomando como baseo livro da Teoria da administração I (SOUTELLO, 2011), o planejamento mais adequado para proporcionar melhorias à Fazenda Nova é o estratégico, pois é um projeto voltado para longo prazo. É amplo e abrange a Vila como um todo. Leva em consideração não somente o ambiente interno (a vila), mas também o ambiente externo (fora da vila).

Do controle estratégicoMonitorar e avaliar o processo de administração estratégica no sentido de melhorá-lo e assegurar um funcionamento adequado.


Da formulação e implementação do planejamento estratégico


A infraestrutura necessita de grande atenção, pois é o início do ponto de equilíbrio para a alavancagem e desenvolvimento do turismo na região. É necessário, primeiramente, melhorar tudoque não estiver de acordo com o cenário turístico da região e atual, para ter condições de enfrentar a concorrência. O apoio do poder público para o andamento do projeto e da iniciativa privada com seus recursos é de grande importância para a viabilidade do plano.


Análise do ambiente


É perceptível que para se atrair mais público e consequentemente desenvolver oturismo na região de vila de fazenda nova, necessita de melhoria na infraestrutura já existente e criação de novas opções, através de parcerias com o poder público e com a iniciativa privada.
É necessário também dar foco ao artesanato, energia eólica, águas termais e recursos hídricos de maneira geral, além da hotelaria, marketing e capacitação profissional.Projetos associados
• Intensificar o artesanato que retrata os costumes locais, a arte da região, desenvolver o social, gera recursos para a cidade e fazer girar a economia. Seria interessante a criação de uma cooperativa e de um espaço para a exposição dos produtos, pois assim seria mais organizado e teria mais visibilidade.
• A energia eólica é uma boa alternativa para a região, poisé uma fonte de energia renovável e não poluente, que agregaria ao projeto a questão do turismo socioambiental, além de uma economia nos custos com energia elétrica.
• As águas termais são importantíssimas na viabilidade do projeto, pois não se pode esquecer que elas foram o começo de tudo na região. Desenvolvendo o projeto das águas termais se estaria mesclando passado e presente,...
tracking img