Estudo de caso da natura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO


A preocupação com a vida das futuras gerações coloca em discussão os possíveis meios de evitar que esses novos produtos ecologicamente corretos possam oferecer. O uso das ferramentas do marketing possibilita inúmeras chances de alcançar um resultado positivo. Portanto neste presente trabalho será visto a relação entre desenvolvimento sustentável e marketing ambiental,analisando como ela é aplicada na empresa Natura que o homem continue prejudicando o meio ambiente. Especialistas de vários países procuram encontrar caminhos para que o homem desenvolva economicamente de modo responsável e sustentável. A nova postura empresarial leva-nos a compreender a produção de produtos e avanços tecnológicos, bem como a busca por serviços e tecnologia limpa paraauxiliar na análise dos produtos que estão percebendo a visão de colaborar para a preservação ambiental. A proposta é reduzir a extração de recursos naturais, desperdícios, a gravidade da degradação futura que os mesmos poderiam provocar e evidenciar benefícios de higiene e cosmética, além dos resultados obtidos pela organização com a sua utilização.







PALAVRA-CHAVE:Sustentabilidade, Marketing Ambiental e Natura.
SUMÁRIO





1. INTRODUÇÃO



Com a conscientização da humanidade sobre a redução dos recursos naturais, observa-se em todo o mundo uma crescente preocupação em proteger o meio ambiente e evitar a exploração indevida de recursos não renováveis. Através de várias formas de compatibilizar desenvolvimento e meio ambiente, algumas empresasbuscam novas idéias e percepções de como se desenvolver atendendo a necessidade de prolongarem as riquezas naturais no Planeta sem que haja complicação no desenvolvimento da própria empresa. Em meio a tantos obstáculos de investimentos em processos sustentáveis criou-se uma nova forma de combater o problema. Uma das alternativas é a prática do Marketing Ambiental, Verde ou Ecológico.O Marketing Ambiental existe como uma peça fundamental para criar uma estratégia de marketing voltada para o processo de venda de produtos e serviços que são baseados nos seus benefícios ao meio ambiente. È uma a estratégia de vinculação da marca, produto ou serviço a uma imagem consciente no que se refere ao meio ambiente. A empresa que faz sua parte perante a sociedade, é uma empresaecologicamente consciente que faz uso equilibrado dos recursos naturais, desde o controle sobre as coletas de matéria prima até a sua disposição.
Analisando as expectativas de resultados, utilizamos a empresa Natura para exemplificar o avanço positivo que vem causando ao Meio Ambiente e a si mesma tendo assim um diferencial competitivo. Com isso será analisado se o Marketing pode vir acontribuir na relação Meio Ambiente e avanço tecnológico e ainda analisar por meio do mesmo se é possível conquistar o Desenvolvimento Sustentável.




1.1. PROBLEMA DE PESQUISA



A Natura conquistou uma posição privilegiada em relação aos fabricantes de cosméticos brasileiros e atualmente é reconhecida pelo seu comprometimento com a qualidade de produtos e com a sustentabilidade.
Aincorporação da Sustentabilidade como uma estratégia competitiva, foi uma atitude de importância e decisiva no sucesso da Natura?

1.2. HIPÓTESE


A empresa que investe em responsabilidade ambiental pode conquistar ganhos de imagem por meio do marketing, comunicando seu diferencial competitivo para a sociedade. A Natura possui e exerce seu marketing ambiental onde divulga o seudiferencial competitivo que é o seu compromisso com a sustentabilidade. O Marketing ambiental, ou Marketing verde é a estratégia de marketing voltada ao processo de venda de produtos e serviços que são baseados nos seus benefícios ao meio ambiente. é a estratégia de vinculação da marca, produto ou serviço a uma imagem ecológicamente consciente, uma empresa que faz sua parte perante a sociedade, é uma...
tracking img