Estudo de caso natura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1230 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA









Trabalho Final da Disciplina

Planejamento Estratégico

















João Pessoa, Novembro de 2012





Janecley Farias Correia de Souza













Estudo de caso: Natura Cosméticos S.A.








Trabalho acadêmicoapresentado à disciplina dePlanejamento Estratégico para obtenção de avaliação.








João Pessoa, Novembro de 2012




SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO

2. DESENVOVIMENTO

1) VISÃO E MISSÃO

2) FORÇAS COMPETITIVAS SEGUNDO PORTER

3) AMBIENTE EXTERNO

4) AMBIENTE INTERNO

5) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

3. CONCLUSÃO4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS




























1. INTRODUÇÃO



Este Estudo de Caso tem por objetivo demonstrar a estratégia competitiva adotada pela empresa Natura S.A., uma das maiores empresas de cosméticos de capital brasileiro que desenvolve, fabrica, distribui e comercializa produtos que possuem uma marca que está entre as mais conhecidas nopaís.















































2. DESENVOLVIMENTO



Atualmente é imprescindível a análise dos ambientes interno e externo de uma organização, assim como, a análise competitiva da empresa.

Visando atender a este objetivo, o desenvolvimento deste Estudo de Caso estará dividido em cinco partes. Na primeira parte, serãodescritas a missão e a visão da empresa Natura S.A.. Na segunda parte, será feita uma breve análise sobre as forças competitivas de mercado segundo os referenciais de Porter, realizando um paralelo com a empresa em questão. Na terceira parte, será realizada a análise das ameaças e oportunidades relacionadas na época do Estudo de Caso em questão com dos dias atuais.

Na quarta parte, será feita aanálise das forças e fraquezas identificadas na época do Estudo de Caso com os dias atuais e por fim, na quinta parte, serão citadas algumas recomendações sobre o desenvolvimento e crescimento da empresa em questão.



2.1- Missão e Visão da empresa Natura S.A.

A) A Natura S.A. define como sua missão como sendo promover o bem-estar/ estar-bem de seus clientes. A visão da empresa é de oferecerum serviço/ produto de qualidade, como o emprego de uma logística que evidencie o compromisso da empresa com um desenvolvimento sustentável e a construção de um mundo melhor através das relações. Essa visão da empresa representa uma meta de longo prazo devido às características de mercado e porte dos concorrentes.

B) Analisando o exposto no estudo de caso da empresa Natura S.A. com asdefinições de visão e missão contidas no site da empresa, pode-se verificar que as estratégias competitivas abordadas no estudo de caso em questão estão em concordância com as empregadas no dia a dia da empresa, pois, a estratégia de mercado definida pela Natura busca o crescimento de mercado brasileiro e estrangeiro juntamente com a renovação de sua carteira de produtos e na sua eficiência operacional.2.2-Análise das Forças Competitivas segundo Porter

Nesse estudo de caso, utilizar-se-á a análise das Forças Competitivas de acordo com as estratégias definidas por Porter que podem ser classificadas em três categorias: Diferenciação, Liderança de custo e Foco.

A Estratégia de diferenciação, segundo Porter (1986) consiste em “diferenciar o produto ou serviço oferecido pela empresa,criando algo que seja considerado único, no âmbito de toda a indústria”. Aplicando esse conceito a empresa Natura S.A., podemos citar o constante investimento da empresa em pesquisa e desenvolvimento, treinamento e aquisição de tecnologia na produção de produtos à base de plantas, seguindo a estratégia de criação de produtos baseados na biodiversidade brasileira, bem como, do ponto de vista...
tracking img