Estudo de caso baseado na analise do comportamento infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Autoras Mirleydce Mykaelle e Kátia Viana





INTRODUÇÃO


Segundo GADELHA & MENEZES (2004) a principal diferença entre a terapia de adulto e a infantil talvez esteja na busca constante do terapeuta comportamental infantil por procedimentos alternativos ao relato verbal, para obter informações sobre as variáveis que controlam o comportamento da criança. Todavia, é imprescindível que opsicólogo “clínico desenvolva uma relação na qual o cliente sinta-se aceito, compreendido e confortável para fornecer as informações e mostrar a cooperação necessária” (Rangé & Silvares, 2001), outra estratégia indispensável para direcionar o tratamento é a entrevista que deve ser realizada com a própria criança, com os pais, e outras pessoas de seu meio como professores, que são os principaisagentes a encaminhar a criança para tratamento psicológico (Rangé & Silvares, 2001). Silvades & Gonrora (1998) explica que a entrevista com pais e professores tem objetivo de definir uma direção efetiva a ser seguida no trabalho comportamental com a criança encaminhada para o tratamento psicológico.
De acordo com Rangé & Silvares (2001) vários fatores podem contribuir para o encaminhamento dacriança, como problemas conjugais de seus pais, depressão de um dos familiares, nível socioeconômico da família, percepções inadequadas dos pais etc. Desta forma compreende-se que é necessário uma maior sensibilidade do psicólogo quanto o comportamento a ser analisado.
O trabalho a ser desenvolvido, descreve a queixa a respeito do comportamento apresentado por uma criança de onze (11) anos de idade.Existe uma série de reclamações partindo tanto da família, quanto de colegas de escola sobre a maneira desse menino identificado pela letra D, se relacionar socialmente.
Posterior à identificação de tal queixa, foi realizada a análise do caso, identificando os fatores que determinam o comportamento, em seguida, a estratégia de intervenção para dar seguimento ao atendimento.



No processoterapêutico “o primeiro passo para a formulação é a compilação de uma lista de problemas, a qual deve ser priorizada à sequência de problemas que serão trabalhados na terapia” (RANGÉ & SILVARES, 2001, P.80). Dessa forma foi realizado o roteiro da análise:
• Dados gerais: criança de 11 anos, sexo masculino, nasceu no Rio Grande do Sul e mora atualmente em Brasília, mora com pai e mãe.
• Queixas:Não tem amigos e acredita que os colegas tenha se unido contra ele e desconhece o motivo
• Histórico Familiar: filho único, mora com a mãe e pai (pai funcionário público e mãe professora primária), pouco contato com família extensa;
• Histórico Acadêmico: Cursa o 8º ano (adiantado na escola), aos quatro anos já estava alfabetizado e pode pular um ano da escola, mudou de escola algumas vezes, fazatividades extracurriculares como inglês e natação.
• Histórico sócio-afetivo: Não tem amigos na escola, não consegue relacionar-se também nas aulas de inglês e natação. Nenhum convidado compareceu em suas duas festas de aniversário, o contato com família extensa é infrequente.
• Histórico médico-psicológico: Passou por um psicodiagnóstico que não diagnosticou problema. Não há relato de doençasgraves na história da criança. Os pais nunca passaram por terapia, exceto a mãe que faz tratamento psiquiátrico devido depressão.
• Situação atual: Não consegue fazer amigos, não sabe o que deve fazer para tê-los.
• Formulação Comportamental:
S-: não ter amigos
S+: O pai que reforça o comportamento do filho;
S+: O pai apresenta o mesmo comportamento;
• Objetivo / estratégia de atendimento/ Obter maiores informações sobre:
 Como foi a infância do pai, se tinha amigos, com quem relacionava.
 Com a mãe, como foi à gestação e desenvolvimento da criança, se foi desejado, se a rotina do filho na escola foi acompanhada.
 Como é a relação dos pais e da criança com os outros membros da família.
 Essa família realiza alguma atividade de lazer, como está sendo o processo...
tracking img