Estudo de caso: as melhores empresas para se trabalhar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de Caso: As melhores empresas para se trabalhar

1. O que você entende por empowerment? Como funciona?

O empowerment no ambiente de trabalho garante aos empregados oportunidades para tomar decisões relacionadas às suas tarefas dentro da organização. Envolve, na essência, a delegação de responsabilidades e autoridade ao funcionário operacional. Incumbe ao nível de gerenciasuperior a tarefa de orientação, definição de metas, avaliação de desempenho, enquanto o nível inferior retém autonomia de decisão.

O empowerment parte da ideia de dar poder, liberdade e informação aos funcionários para que os mesmos possam tomar decisões e participar ativamente na empresa. Uma organização mais orgânica é imperativa para a aplicação deste conceito e, como será retratada afrente, equipes operacionais funcionam de maneira autônoma tendo a responsabilidade de se auto-organizar. A prática do empowerment é fundamental para libertar a empresa do vício da centralização das decisões. Com esta atitude a empresa descentraliza suas decisões e estabelece um estilo de gestão mais participativa. As vantagens são maior motivação, maior satisfação das pessoas, maior agilidade eflexibilidade, portanto, maior potencial de competitividade.

Segundo a autora Aileen Stewart existem três pontos principais para a aplicação do empowerment:

Divida informação com todo mundo – Dividindo informação com todos funcionários da empresa você os está dando uma visão geral da organização e como ela funciona. Tal ponto também trás confiança entre empregador e empregado, o que éessencial para esse tipo de formato organizacional funcionar propriamente.

Avaliar as fronteiras – Esse ponto é uma forma “complementar” do anterior. Através da abertura de comunicação é possível e necessário, através do feedback adquirido, avaliar e conhecer as fronteiras da aplicação do sistema de empowerment, ou seja, descobrir oque ainda falta para avançar dentro deste método.Trocar a hierarquia antiga por equipes autônomas que se auto gerenciam – Trocando a forma hierárquica de sua organização, mais responsabilidade é posta nas mãos de equipes que são únicas, especializadas em sua área de trabalho e se gerenciam de maneira própria, o que cria melhor comunicação e produtividade.

2. Quais são as características de uma empresa boa para se trabalhar?Para responder essa pergunt4a foi feita uma pesquisa intensa dentro da internet (e por essa razão os sites visitados não estarão na bibliografia) para encontrar e avaliar quais são as características nas quais o funcionário presa e quais são realmente, não só aplicáveis, mas, produtivas dentro da perspectiva da empresa também.

▪ Crescimento, Plano de Carreira: O funcionário dá valor emsaber que tem ou poderá ter um futuro dentro da empresa, esse fator o motiva a trabalhar e ser produtivo, as pessoas querem, por natureza, avançar em suas vidas e se tornarem mais importantes.

▪ Liberdade, Autonomia: O questionamento não deve ser desvalorizado, liberdade de expressão deve ser incentivada. Autonomia é valorizada por todos e incentiva responsabilidade nos colaboradores.▪ Confiança na empresa: As pessoas precisam acreditar que a empresa está direcionada a fazer oque é certo e presa seus funcionários. Para isso, é preciso ficar claro para todos que os líderes estão preparados para o cargo que ocupam. Quem não confia, não respeita e pode decidir ir embora a qualquer momento.

▪ Maus chefes: A boa qualidade de um ambiente de trabalho dependediretamente da qualidade das pessoas que têm o poder de tomar decisões. Por isso os maus chefes são um perigo ao funcionamento adequado e produtivo de uma empresa. Características dos maus chefes:

➢ imaturos

➢ invejosos

➢ inseguros

➢ roubam ideias

➢ não querem que as pessoas cresçam

➢ formam panelinhas

➢ não passam...
tracking img