Asddhdgh

827 palavras 4 páginas
INSTRUMENTAÇÃO II
Engenharia de Automação, Controlo e Instrumentação

2006/07 Trabalho de Laboratório nº 7

Calibração de um Caudalímetro Electromagnético
Realizado por Paulo Alvito 7 de Novembro de 2005

1. Objectivos
Pretende-se calibrar um sensor de caudal electromagnético através da variação e medição do caudal de saída de um tanque.

2. Introdução
O Modelo 8712C da Rosemount enquadra-se na classe dos transmissores de caudal electromagnéticos baseados num microprocessador (ver Figura 1). O transmissor, em conjunção com o elemento sensor, forma um sistema completo de medição de caudal electromagnético.

Fig. 1 – Transmissor de Caudal Electromagético

O Modelo 8712C faz parte da Série 8700, que medem o caudal volumétrico de líquidos condutores através da detecção da velocidade de passagem do fluído através de um campo magnético. Bobines alimentadas pelo transmissor, localizadas em lados opostos do tubo do elemento sensor, produzem um campo magnético, e o fluído condutor do processo ao moverse através do campo induz uma força electromotriz proporcional ao caudal. Dois eléctrodos colocados em contacto como o fluído detectam a voltagem enviando-a para o transmissor.

EACI 06/07 – Trabalho de Laboratório nº 7

1

O transmissor converte o sinal de pouca amplitude proveniente do elemento sensor para um sinal de 4-20 mA e também para uma saída em frequência. O Modelo 8712C também produz um sinal de saída digital que poderá ser lido pelo Modelo 268 SMART FAMILY ou pelo sistema de controlo Rosemount HART. O Modelo 8712C permite a ligação de elementos sensores com diferentes características (Figura 2). Cada elemento sensor é calibrado na fábrica e marcado com um número de calibração. Por forma a combinar o transmissor com o elemento sensor, basta inserir o número de calibração no transmissor, não sendo necessária qualquer calibração adicional. O número de calibração específica ãs características individuais do elemento sensor previamente determinadas

Relacionados