Estudo das algas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Cenecista de Osório-FACOS


Curso de Ciências Biológicas
Taxonomia Vegetal: Botânica I

Jefferson Justin da Rosa

03 de Setembro de 2012.

Perguntas e respostas:

1) Comente a afirmação: “Amazônia é o pulmão do mundo”.
O objetivo dessa informação era chamar a atençãopara o desmatamento acelerado que ocorria e continua acontecendo, não só na Amazônia, mas também em outras partes do Brasil e do mundo. O pulmão não é responsável pela produção do oxigênio que necessitamos se fosse ao dependeríamos de equipamentos responsáveis para ir ao espaço ou para pratica de mergulho; na verdade a compreensão desta afirmação foi errada, mas possui a uma relação com esteciclo. A maior parte de oxigênio produzida tem origem nos oceanos a partir das algas marinhas que cobrem uma parte maior do que a Amazônia, produzindo muito mais oxigênio do que consomem, assim como o pulmão, a Amazônia tem a função de regulador de temperatura e purificação do ar, a Amazônia e as outras florestas do planeta cumprem o papel de resfriamento e purificação do oxigênio que tantonecessitamos; portanto, o equilíbrio do ciclo é necessário para evitar o aumento da temperatura dos oceanos e conseqüentemente a diminuição de toda essa produção de oxigênio pela redução das algas.

2) Qual a principal fonte do oxigênio no planeta? Por quê?
A principal fonte de oxigênio são as algas marinhas, por que ocupam um território enorme do planeta que são os oceanos e mares; os oceanos(algas) são os maiores produtores de oxigênio e consumidores de CO2.

3) Escreva sobre o cultivo de macroalgas marinhas, enfatizando os benefícios, espécies que são cultivadas no Brasil e os filos (=divisão) a que pertencem.
Para realizar o cultivo de macroalgas marinhas é necessário primeiramente conhecer a alga que melhor se adapta as condições da região, estabelecendo uma metodologia decultivo e torna um produto economicamente compensador, além também de poder aumentar a quantidade algas no planeta. Seus benefícios são variados como extração de produtos químicos, notadamente do Ágar-Ágar, de alginatos e derivados; podem ser usados com complementos de rações, adubos sólidos ou líquidos e fontes de produtos químicos diversos, além de produzir mais algas para a produção de oxigênio. Asespécies cultivadas no Brasil são Laminaria japonica (Phaeophyta), Undaria pinnatifida(Phaeophyda), Eucheuma spp. (Rhodophyta), Gracilaria spp. (Rhodophyta) e Porphyra spp. (Rhodophyta).

4) O que são as florações de algas?
São desequilíbrios que podem ser causados por atividades antrópicas, são conhecidas por “maré vermelha” ou “maré parda”, ocorrem quando a as algas se proliferamrepentinamente devido ao excesso de temperatura e matéria orgânica dispersos na água.

a) Que fatores desencadeiam esta situação nos ambientes marinhos?
Os fatores como foi dito antes são as ações antrópicas, ou seja, pelo ser humano, que poluem o ambiente terrestre e que conseqüentemente o ambiente marinho aumentado o ph da água e a sua temperatura a poluição feita no ambiente.

b) Quais sãoefeitos indesejáveis ou nocivos das florações?
Os efeitos são odores e sabores de terra ou mofo ás águas, tornam as águas esverdeadas ou amareladas formando manchas na superfície, podem produzir neurotoxinas que atuam no sistema nervoso provocando a morte por parada respiratória, hepatoxinas, morte por hemorragia do fígado, irritante ao contato, intoxicação, mortandade de peixes e de outrosanimais e outras conseqüências.

c) Porque as florações têm sido mais freqüentes atualmente nos ambientes marinhos?
Por que é um local onde se concentra maior parte das espécies de algas, e também por que o aumento de poluição está maior do que antigamente, e devido a isso vem aparecendo freqüentemente à aparição de florações no ambiente marinho.

5) O que são ficocolóides?
São...
tracking img