Estudo da viabilidade de uma loja de hortifruti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1690 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – EAD

Disciplina: Plano de negócios – Trabalho de conclusão de curso











SÍLVIA ALVARADO HUARACHI











Estudo de viabilidade para a abertura de uma loja de Hortifruti















Tutor presencial: Marco Antônio Bouez Bouchabki

Tutor virtual: Luiz Fernando Barcelos dos Santos

Professorregente: José Olmiro Oliveira Peres

Polo: Porto Velho/RO









Guajará-Mirim/RO
2012
SUMÁRIO




1. INTRODUÇÃO 2
2. DESCRIÇÃO DA OPORTUNIDADE 4
3. OBJETIVOS 5
3.1 Objetivo Geral 5
3.2 Objetivos Específicos 5
4. JUSTIFICATIVA 6
5. APRESENTAÇÃO DO NEGÓCIO 7
6. LOCALIZAÇÃO E INSTALAÇÃO DA EMPRESA 8
6.1 Cinco pontos favoráveis que justificam a definição da localização da empresa 8
6.2 Layoutdas instalações 8
6.3 Os fornecedores 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10





































1. INTRODUÇÃO



O presente trabalho apresenta o plano de negócio para a abertura de uma loja varejista de Hortifruti no bairro Planalto, na cidade de Guajará-Mirim/RO.

Pretende-se analisar o mercado verificando a viabilidade para a abertura de uma Hortifruti, caracterizar onegócio e analisar os custos para a implementação.

As organizações sempre viveram um dilema: como construir o preço de seus produtos de forma a gerar um volume de vendas capaz de garantir sua lucratividade? Como oferecer produtos de qualidade que ofereçam qualidade de vida com preços atrativos. Ao longo do tempo o preço tendeu a refletir a intenção de recuperar os custos envolvidos nosinvestimentos de um estabelecimento que ofereça todas as condições a seus clientes e consumidores, não deixando de ressaltar a concorrência que representa um estimulante no sentido de adequar o empreendimento as necessidades dos clientes.

De acordo com Churchill e Peter (2003), a prática de baixar os preços em função do comportamento da concorrência poderá resultar em duas situações: a primeirasituação leva a uma guerra de preços na qual, somente a organização com capacidade financeira sólida suportaria; entrar nesse jogo sem estar devidamente organizado acarretará um prejuízo financeiro, entretanto, normalmente a alta administração da organização prudentemente defina uma margem de manobra para os gerentes de forma a manter uma taxa de retorno desejada.
A segunda situação écaracterizada quando a resposta da concorrência poderá se manifestar na tentativa de convencer o consumidor de que seus produtos apresentam qualidade superior ao dos concorrentes que insistem em praticar preços inferiores.
Para McLaughlin (2004), os varejistas não ajustam seus preços baseados nos preços do fornecedor e tendem a confiar mais na competição local. Esta postura faz com que em determinadosmomentos as organizações possam obter vantagens ou desvantagens nas suas margens brutas de vendas na medida em que tentam seguir os preços estabelecidos pela concorrência.
Para Zylberstajn (1999), o varejo passou a ser altamente especializado, e um importante elo entre produtores e consumidor de alimentos, que passa por grandes mudanças em todo mundo com o aumento da importância das marcas,selo de qualidade e rastreabilidade de alimentos. O contato direto do varejo com o consumidor final faz com este possua grande coordenação do Sistema Agroindustrial, por possuir informações a respeito da preferência dos consumidores.

Na busca em oferecer a população hábitos saudável esse empreendimento visa oferecer a população guajaramirense uma empresa com uma variedade de produtos dealta qualidade.


















































2. DESCRIÇÃO DA OPORTUNIDADE



Frutas, verduras e legumes são produtos que fazem parte da mesa do brasileiro independente da classe social, ir ao mercado e encher o carrinho com esses produtos tornou-se um hábito pela maioria dos brasileiros, porém, uma boa parcela de trabalhadores chamados homens modernos aderiram aos fast...
tracking img