Estudo da viabilidade competitiva para o fornecimento de equipamentos até 30 toneladas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 59 (14647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
JOSÉ MAURO MORAES JÚNIOR PAULO HENRIQUE DE ALCÂNTARA FERREIRA GUILHERME DUMAY PORTO DE OLIVEIRA DANIEL GRANDINETTI

ESTUDO DA VIABILIDADE COMPETITIVA PARA O FORNECIMENTO DE EQUIPAMENTOS ATÉ 30 TONELADAS

Pindamonhangaba/SP 2006

JOSÉ MAURO MORAES JÚNIOR PAULO HENRIQUE DE ALCÂNTARA FERREIRA GUILHERME DUMAY PORTO DE OLIVEIRA DANIEL GRANDINETTI

ESTUDO DA VIABILIDADE COMPETITIVA PARAO FORNECIMENTO DE EQUIPAMENTOS ATÉ 30 TONELADAS

Projeto Aplicativo apresentado ao Curso de Capacitação de Jovens Profissionais da Fundação Dom Cabral, como requisito para obtenção do certificado de conclusão do referido curso.

Orientadores: PROF. ANDERSON MOTA PROF. HERÁCLITO MIRANDA

Sponsor: EMYR ELIAS BERBARE

Pindamonhangaba/SP 2006

Este trabalho é dedicado à memória deEmídio Cardoso Filho

AGRADECIMENTOS

A todos os funcionários da Confab que participaram direta ou indiretamente deste projeto e de todos os módulos do PCJP, e aos professores da Fundação Dom Cabral pela excelente dedicação e orientação.

Aos professores Anderson Mota e Heráclito Miranda, da FDC, pela orientação e empenho na execução deste projeto.

Aos funcionários do DepartamentoComercial e de Marketing, Edson Morimoto, Fábio Bottacci, Henrique Bessa Dias, Mônica Azpiazu, Dimas Carvalho e José Henrique Torres, pelas informações fornecidas e dedicação.

Ao diretor da Confab Equipamentos, Eng. Emyr Elias Berbare, pelas orientações que permitiram formar o modelo mental para a execução deste projeto.

Ao Gerente Industrial da Confab Equipamentos, Eng. Arismaldo CarreãoSantiago, pela valiosa contribuição em nossas análises de ambientes e mercadológicas.

A todos os amigos e companheiros de trabalho que fizemos ao longo deste programa. Que estes se perpetuem em nossas vidas.

“Vencer é mostrar-se capaz a cada oportunidade” Paolo Rocca

SUMÁRIO
1. 2. INTRODUÇÃO...................................................................................................................................... 11 OBJETIVOS DA PESQUISA.................................................................................................................. 13 2.1. OBJETIVO GERAL .................................................................................................................... 13 2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS....................................................................................................... 13 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ........................................................................................................... 14 3.1. EMPRESAS FABRICANTES DE BENS DE CAPITAL .............................................................. 14 3.1.1. Competitividade das Empresas................................................................................................. 15 3.2. ESTUDO DE MERCADO........................................................................................................... 16 3.2.1. Pesquisa de Marketing.............................................................................................................. 17 3.2.2. Previsão e Mensuração da Demanda......................................................................................... 18 3.2.2.1. Conceitos de Mercado .......................................................................................................... 19 3.2.2.2. Conceitos Para a Mensuração da Demanda ........................................................................... 20 3.2.3. Análise daConcorrência........................................................................................................... 21 3.2.4. Benchmarking.......................................................................................................................... 23 3.2.4.1. Benchmarking Competitivo.................................................................................................. 24 3.2.4.2. Aplicação do...
tracking img