Estudo da cenotecnia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo da Cenotecnia

Antonio Segtowich

CENOTECNIA
Por definição, diz-se que o cenotécnico é o responsável pela execução dos projetos criados pelo cenógrafo. É claro que se limitar a esta definição é limitar a capacidade deste importante profissional dos palcos que, sem dúvidas, faz toda a magia do cenário acontecer. A ação de executar projetos cenográficos é bem mais ampla do que amaioria das pessoas acredita.
  
Obviamente, a sua principal função é a construção (em parceria com marceneiros, pintores, etc.) e montagem dos cenários planejados pela equipe de cenografia, isto inclui adereços e mobiliários pertinentes à cena. Para que a confecção dos cenários seja possível, também é de sua responsabilidade providenciar os materiais necessários de modo a atender as exigências dequantidade e qualidade previstas no projeto e, também, respeitar a verba disponibilizada através do orçamento estabelecido.
Falando em orçamento, a parte burocrática também entra nesta lista de ocupações. Para que os dados pertinentes a sua área estejam sempre à mão, ele deve auxiliar na organização dos arquivos, envio e recebimento de documentos relacionados ao seu trabalho. 
 
Durante oespetáculo, o cenotécnico continua sendo uma importante figura na equipe. Ele também opera equipamentos e mecanismos essenciais para a peça, tais como cortinas, dispositivos de efeitos especiais e outros elementos.  
 
Após as cortinas se fecharem e os aplausos finais cessarem, o trabalho continua. A missão, neste momento, é desmontar e estocar adequadamente os materiais e equipamentos utilizados. Muitomais que isso, um cenotécnico deve zelar pela conservação, limpeza e, quando necessário, realizar a manutenção dos itens cenográficos e instrumentos de trabalho.
 
Sabia que a cenotecnia não está restrita somente a peças de teatro? Em projetos que envolvam eventos, exposições, produções cinematográficas e televisivas ela também marca sua presença como fator primordial para o bom andamento dascoisas.
 
É importante lembrar que, como todo bom profissional, ele deve manter-se atualizado em relação às tendências e inovações tecnológicas de sua área, estando atento às necessidades do seu meio de trabalho.

O Projeto de Cenografia
É o processo pelo qual uma cenografia é concebida e também sua representação final.
É considerada a parte escrita de um cenário com suas especificações,desenhos e comentários.
O projeto cenográfico é essencial para que o cenário seja realizado como planejado. É constituído de:
- Considerações do cenógrafo.
- Programa de necessidade.
- Dimensões e plantas do espaço onde vai ser montado o cenário.
- Croqui de ideias.
- Plantas: baixas, frontal, cortes, elevações e layout.
- Considerações do cenógrafo.
Consiste na ideia do cenógrafo queesteja de acordo com a direção do espetáculo, evento, onde o cenário será instalado, a utilização do espaço, sua funcionalidade e de como o observador vai ver o projeto montado.
- Programa de necessidade.
É a lista de objetos que consiste o cenário como: panadas, painéis, adereços, iluminação e espaço de movimento de quem o vai utilizar.
Ex: 1 panada de 12x8m, 3 painéis de 2x2, iluminaçãofrontal e lateral, área de fluxo de 6 x4.
- Dimensões, plantas e ferramentas do espaço onde vai ser montado o cenário.
O tamanho do espaço onde vai ser montada a cenografia em m² e quais as ferramentas que este espaço possui para favorecer ou prejudicar a Cenotecnia.
- Croqui de ideias.
São rabiscos do espaço em perspectiva, desenhos de adereços, desenhos de movimentação no espaço utilizado e ideiasdo cenógrafo em geral para ser observado pelo cenotecnico.
- Plantas: baixas, frontal, cortes e layout.
Conjunto de desenhos com suas dimensões e estilo.
- Planta baixa:  é o nome que se dá ao desenho de uma construção feito, em geral, a partir do corte horizontal à altura de 1,5m a partir da base. É um diagrama dos relacionamentos entre ambientes, espaços e outros aspectos físicos em um...
tracking img