Projeto de urbanismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
A proposta de um complexo esportivo em Cuiabá-MT, com enfoque em proporcionar espaços adequados a práticas esportivas e culturais, surgiu, depois da delimitação da zona bioclimática a qual deveríamos nos prender. Neste caso foi sorteado a zona 7 para implantação do projeto.
A localização do terreno escolhido para o projeto se encontra na Avenida Oatomo Canavarro, bairro Morada daSerra. Avenida essa de Mão dupla com uma rotatória próximo ao Terreno. O mesmo está localizado em uma área na zona urbana da cidade de Cuiabá, próximo ao CPA – Centro Político Administrativo de Cuiabá, Shopping Pantanal e um campus do IFMT - Cuiabá. No total, o terreno possui 90.000 m², mais será usado só mente 10.000 m² desta área.

2. JUSTIFICATIVA
Foi feita a escolha da cidade deCuiabá, por estar na zona bioclimática 7, e dentre as alternativas que se possuía, foi a que mais se aproxima da nossa realidade, e por ser também a capital de Mato Grosso.
Devido o entorno do centro de Cuiabá, já estar com um grande problema no transito e de imóveis, esses o aumento da densidade de carros e de construções, gerando assim nas construções as suas verticalização.
A implantação do projetono bairro Morada da Serra, é devido ao bairro ter uma certa centralidade em relação ao centro de Cuiabá, buscando incluir uma nova opção de lazer na região, potencializando o seu uso, fazendo dali um ponto de referência para esporte, cultura e lazer da população em geral daquela região.
Um último propósito para implantação do complexo no bairro Morada da Serra e no terreno proposto é a sualocalização na região, possuindo no seu entorno, comércios, rede de hotel, centro de ensino e etc. Possui também, vias pavimentadas de mão dupla e de fácil acesso, facilitando assim a entrada no complexo esportivo, garantindo uma ótima circulação. Outro ponto positivo é o terreno não possuir uma grande declividade, o que diminui gastos com grandes movimentações de terra.

3. OBJETIVO
3.1 ObjetivoGeral
Levantamento e coleta de dados para a implantação de um complexo esportivo no Bairro Morada da Serra, Cuiabá – MT.
3.2 Objetivo Específico
Pesquisar o histórico de como surgiu o Bairro Morada da Ouro, local onde o complexo será implantado;
Identificar com o entorno, em qual área o terreno se encontra, se é de comércio, residencial e assim sucessivamente;
Contribuir de forma que oprojeto sirva como um ponto positivo para uma real execução do projeto de arquitetura;
Analisar se a implantação do complexo esportivo será bem aceita pela comunidade, principalmente do bairro Morada da Serra, através de questionário “in locu” identificando a viabilização do complexo.

4. Problemática
Quais serão as soluções sustentáveis para a construção do complexo esportivo, de forma quegaranta o mínimo de conforto térmico no ambiente?

ESTUDO DE CASO, DE OBRAS ARQUITETÔNICAS.

8.1 Ginásio Esportivo da Hebraica, São Paulo – SP

Entre os trabalhos realizados pelos arquitetos Marcelo Barbosa e Jupira Corbucci para a associação A Hebraica, em São Paulo - SP estão à construção de um ginásio especial para ginástica olímpica, tendo um prédio contemporâneo que dialoga diretamente coma primeira sede do clube já construída, um edifício moderno, de concreto, projetado por Gregori Warchavchik com a colaboração de Wolfagang Schoedon. Onde na (figura1), temos o volume leve e transparente do novo ginásio que contrapõe-se, às linhas imponentes do edifício de Warchavchik na (figura2).

Figura 1- Vista externa noturna.
Fonte: Arco Web

Figura 2 – Vista externa do edifício deWarchavchik (primeira sede da Hebraica)
Fonte: Arco Web

Com 800 m², ele foi implantado na área antes ocupada por duas quadras remanejadas, de frente para a primeira sede da Hebraica. Uma terceira quadra, gramada, foi preservada no local, separando assim os dois edifícios (figura3), para manter o vazio que assegura o diálogo entre os prédios.

Figura 3 - Vista aérea
Fonte: Arco Web

“A...
tracking img