Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de aula prática – Fisiologia Vegetal
Tema: Efeito do 2,4-D sobre a germinação de sementes

Nome: Livia Zottele
Introdução
O ácido 2,4-diclorofenoxiacetico (2,4-D), é considerado umaauxina sintética por não ser produzida pelas plantas e sim por métodos químicos. Por esse mesmo motivo este produto não pode ser considerado hormônio, e sim regulador do crescimento. As raízes sãoextremamente sensíveis a auxinas quando comparadas com coleóptilos e caules (cerca de 2000 vezes para AIA exógeno). As auxinas promovem o crescimento das raízes e caules através do alongamento das célulasrecém formadas nos meristemas. Esse efeitos depende da concentração de hormônio. Em concentrações muito altas as auxinas inibem o alongamento celular e o crescimento do órgão.
Algumas hipóteses temsido sugeridas para explicar o efeito inibitório das auxinas no que se refere a formação de raízes, entre elas estão a de que, em altas concentrações, as auxinas induzem a biossíntese de etileno, quepode inibir o crescimento e que a auxina tem efeito sobre a polarização da membrana associada ao transporte de H+ do citoplasma para a parede, já em altas concentrações, a hiperpolarização diminui.
O2,4-D ( ácido 2,4-diclorofenoxiacetico) tem sido usadas para estimular o crescimento de raízes em fragmentos de caule e até mesmo em folhas. Isso permite maior eficiência na propagação assexuada dediversas espécies de plantas.

Objetivo
Avaliar o efeito da auxina sintética (2,4-D), em concentrações crescentes, sobre o alongamento de raízes.

Material e métodos
Foram selecionadas 108sementes de Raphanus sativus L (Brassicaceae), para realização do processo de germinação, onde foram separadas em 6 experimentos. Para cada experimento foram utilizadas 18 sementes, distribuídas em 3 placasde petri com papel de filtro cortados e umedecidos com água destilada, contendo 6 sementes em cada. As sementes foram submetidas foram submetidas a diferentes concentrações de 2,4-D (0; 0,001;0,01;...
tracking img