Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1933 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Propriedades gerais dos materiais.

1. Conceitos Importantes.
1.1. Carga ou força: qualquer força externa aplicada em um objeto. Na odontologia, temos como exemplo a força aplicada sobre uma restauração durante a mastigação.
1.2. Deformação: é uma alteração na forma e/ou dimensão do objeto. Qualquer força aplicada sobre um objeto provoca uma deformação, independente de seu valor. Na maioriadas vezes não percebemos essa deformação, embora ela exista. Temos dois tipos de deformação:
1.2.1. Deformação elástica: o objeto retorna às suas dimensões originais assim que a força é removida. Este tipo de deformação está sempre presente, e é a primeira forma de deformação que ocorre quando o objeto é submetido a uma força.
1.2.2. Deformação permanente ou plástica: O objeto NÃO retorna às suasdimensões originais assim que a força é removida; uma alteração permanente na sua forma e/ou dimensão estará presente. Este tipo de deformação só ocorre depois da deformação elástica.
1.2.3. Deformação total: Embora não seja classificada como um tipo de deformação, como o próprio nome diz é o somatório dos dois tipos anteriores de deformação (elástica e permanente).
1.3. Tensão: É a reação doobjeto à força aplicada. É mensurada relacionando-se a força aplicada com a área da secção transversal do objeto. Sua representação matemática pode ser expressa por:




Onde “F” é o valor da força aplicada; “A” é o valor da área da secção transversal do objeto, e “T” é a tensão gerada. A resistência de um material é expressa em um valor de tensão, portanto não é a força aplicada que fraturaum objeto e sim a tensão nele gerada. Como exemplo, podemos usar a seguinte situação: somos capazes de rasgar uma folha de papel com facilidade; entretanto, dificilmente conseguiremos rasgar uma lista telefônica, sendo que ambas são feitas de papel. A única diferença é a área total das folhas. Podemos rasgar uma a uma, mas todas juntas não.
As tensões podem ser classificadas segundo a direção esentido da força aplicada, ou ainda de acordo com o tempo que a tensão leva para ser dissipada no objeto. Com relação à direção e sentido temos:
1.3.1.1. Tensão de tração: o sentido das tensões geradas tende a afastar os átomos. Em geral, todo o material possui baixa resistência a esse tipo de tensão.
1.3.1.2. Tensão de compressão: o sentido das tensões geradas tende a aproximar os átomos. Nestasituação, o material apresenta os valores de maior resistência.
1.3.1.3. Tensão de torção ou cisalhamento: o sentido da tensão tende a fazer com que os átomos escorreguem entre os planos.
1.3.1.4. Tensões complexas: embora possamos dividir as tensões pela sua direção e sentido, na natureza isso raramente acontece; o que observamos é a presença de todas as tensões ao mesmo tempo.
Paracompreendermos melhor isso, vejamos as figuras a seguir:













Podemos ainda classificar as tensões de acordo com o tempo que levam para serem liberadas:
1.3.1.5. Tensões contingentes: são liberadas imediatamente após a remoção da força aplicada.
1.3.1.6. Tensões residuais: não se liberam imediatamente após a remoção da força; é necessário algum tempo para que ocorra a sua liberaçãoe, em alguns casos, isso jamais ocorre.
Embora esses conceitos possam parecer um assunto puramente teórico são muito importantes na odontologia, principalmente no estudo dos materiais para moldagem.
1.3.2. Corpo de Prova (cp): para saber se um material poderá ser usado, por exemplo, em uma restauração, testes ou ensaios mecânicos devem ser realizados em pequenas amostras. Essas amostras, chamadasde corpos de prova, têm suas dimensões padronizadas por órgãos internacionais como a ADA (American Dental Association) ou a ISO (International Standard Organization).
1.3.3. Propriedades Mecânicas.
2.1. Introdução: Todos os materiais apresentam diversas propriedades mecânicas, independente se seu uso é odontológico ou não. Para que possamos entender melhor essas propriedades, simularemos o...
tracking img