Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Geografia
A Urbanização Mundial

Cidades:
“As cidades são a peça fundamental do jogo da prosperidade”, define Marc Weiss, do Instituto de Praga para o Desenvolvimento Urbana Global. “Há uma estranha noção de que a maneira de lidar com os problemas de uma cidade é manter as pessoas longe dela”, prossegue Weiss. “Mas os problemas da vida rural são ainda mais sérios.”
Paradescobrir como as pessoas estão lidando com o crescimento urbano drástico, o fotografo Stuart Franklin e eu fomos a São Paulo, Bangcoc [Tailandia], Lagos [Nigéria], e Hiderabad [India].
Preparei-me para levar um choque – e levei. Mas o que mais me impressionou não foram o tumulto informe, o ar irrespiravel, as favelas superpovoadas e os arranha-céus inesperados. Foram a tenacidade, a fineza e asesperanças do povo. Essas cidades massivas não são cargueiros lotados sem leme e com um rombo no casco. Nas anônimas vastidões das periferias urbanas descobri que o que parece ser o maior fardo de cada cidade - tanta gente – é na verdade seu maior patrimonio. O problema é como torna-lo operacional.
A cidade é uma forma de organização socioespacial complexa; seu desenvolvimento depende deinfra-estrutura tecnológica, cultural e administrativa.
As experiencias de cada indivíduo em relação aos diversos espaços da cidade ressaltam de uma série de fatores, incluindo sua condição socioeconômica.
Os espaços urbanos ou rurais vivenciados por nós acabam tendo um significado especial, pois neles moramos, relacionamos com outras pessoas, trocamos experiências, estudamos, trabalhamos, nosdivertimos – enfim, desenvolvemos nosso cotidiano. Cada um desses espaços que vivenciamos concretamente é denominado lugar.
O mesmo lugar pode ter um significado diverso para diferentes pessoas, de grupos sociais distintos. Uma rua, por exemploÇ para uma pessoa que simplesmente a percorre de carro, é vivida de uma forma; para as crianças que brincam nela, é vivida de outra maneira. O vendedorambulante que trabalha num parque publico percebe esse lugar de modo distinto das pessoas que o frequentam para lazer. O shopping center pode ser um lugar de compras para os clientes e de trabalho para os funcinarios das lojas. Os exemplos são muitos, e estão relacionados à questão da cidadania: por direito, podemos usar os espaços públicos e temos o dever de lutar para a ampliação, a conservação e ouso democratico desses espaços. Num sentido amplo, o pleno exercicio da cidadania diz respeito ao conjunto de direitos e deveres politicos, socias e econômicos de cada pessoa na sociedade. Assim, votar, eleger-se, expressar livremente suas idéias, adquirir conhecimento, trabalhar, morar, dispor de assistencia médica, locomover-se livremente pelo pais, conservar os espaços publicos fazem partedesse conjunto.
Cidade, cidadão e cidadania têm o mesmo radical latino: civitas, o lugar em que os homens vivem em conglemarados urbanos, tendo certos direitos e deveres mutuamente respeitados. Para Lúcio Costa, o urbanista que desenhou o plano piloto de Brasilia, a cidade é a expressão palpável da necessidade humana de contato, comunicação, organização e troca – numa determinada circunstânceafisico-social e num contexto histórico”.
Na versão mais simples da palavra cidadão refere-se ao habitante da cidade. Na antiguidade Classica, o conceito de cidadão tinha como foco principal o direito de participação politica nos negocios da polis. Era o que Benjamins Constant chamava de “liberdade antiga”. No século 19, o foco passou a ser a proteção dos individuos contra o poder arbitrario doEstado, e com isso os direitos civies passaram a predominar sobre os direitos politicos – era a “liberdade moderna”, também segundo Constant. Em seu sentido integral, que é vigente hoje, a cidadania inclui os dois focos, o democratico e o liberal, a autodeterminação exercida na polis pelo povo soberano e as disposições que garantem a segurança e a integridade dos individuos. A cidadania é, por um...
tracking img