Plano financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* 1. GOVERNANÇA CORPORATIVA Trabalho sobre a pesquisa da Governança Corporativa e a sua atuação no mundo e no Brasil
* 2. Introdução O presente trabalho tem por objetivo a análise da Governança Corporativa no mundo e no Brasil, os seus antecedentes (enfocando a relevância do Relatório Cadbury e do Relatório Hampel), os seus princípios e, por fim, o estudo da Lei Sarbanes-Oxley e a suasinfluências.
* 3. A Governança Coorporativa Ao longo dos anos, a Governança Corporativa sofreu uma evolução, desde que surgiu na Inglaterra e nos Estados Unidos, alcançando, na década de 90, seu grande ápice. Os principais pontos defendidos pela Governança Corporativa são de garantir a qualidade e a transparência das informações divulgadas ao mercado, bem como proteger os interesses dos acionistascontroladores, conselheiros, executivos e demais colaboradores que tenham acesso a informações relevantes.
* 4. Conceito A Governança Corporativa é o sistema pelo qual as empresas são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre Acionistas/ Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal. As boas práticas de Governança Corporativa têm afinalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para sua perenidade. O termo é utilizado para englobar os assuntos referentes ao poder de controle e direção de uma empresa, assim como as formas e esferas diferentes de seu exercício e os diversos interesses que de alguma forma estão intrinsecamente relacionados às empresas protegendo todas as partesinteressadas tais como: investidores, empregados e credores.
* 5. Evolução anos 50 e 60, percebia-se a presença forte do acionista controlador familiar, acumulando o papel de majoritário com a gestão da empresa. década de 1970, aparecem os primeiros Conselhos de Administração com sinais de autonomia e de divisão de poder entre os acionistas e os profissionais da gestão. 1976, surge a Primeira Leidas AS. nº 6.404, no Brasil, fixando competência do Conselho de Administração. anos 80, assistimos ao nascimento dos Fundos de Pensão, Fundos de Investimentos, atuação da Bovespa e da Bolsa do Rio e, enfim, da CVM e do CADE. Os acionistas são valorizados década de 1990, são dados poderes maiores para conselhos Grandes escândalos envolvendo pareceres de auditores externas nos Bancos ajudam aesclarecer o papel dos auditores: Nacional, Econômico, Bamerindus, Noroeste, bandeirantes. 1992/ 1993, nasce a Governança Corporativa.
* 6. Questões fundamentais A empresa existe para atender aos seus acionistas ou a empresa existe para atender aos seus stakeholders, tendo como mediadores políticos entre pressões opostas os Conselhos de Administração. Nos códigos Alemães, podemos encontrar ainda anecessidade das empresas possuírem Conselhos em dois níveis, sendo que no Conselho Superior os sindicatos são representados por um Conselho do Trabalho. Consideração de um papel pluralista do Conselho da empresa para com os seus diversos constituintes, ou seja, maximizar os ganhos do acionista. Nesse momento entende-se a Governança Corporativa como o relacionamento entre os acionistas, os auditoresindependentes e os executivos da empresa, liderados pelo Conselho de Administração
* 7. Princípios de Governança Responsabilidade do Conselho perante os acionistas. Independência dos membros do Conselho em relação à Gestão da empresa. Diferenciação de responsáveis pelos papeis de presidência do Conselho e presidência da Empresa. Atendimento de padrões internacionais para qualificação elistagem em Bolsa de Valores.
* 8. Antecedentes O relatório cadbury: Em 1991, o Banco da Inglaterra criou uma comissão para elaborar um Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, A Comissão Cadbury era um trabalho conjunto da Bolsa de valores de Londres, da entidade dos Contadores da Inglaterra e do Conselho de Relatórios Financeiros Desse esforço conjunto resultou o Cadbury...
tracking img