Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A expressão desenho gráfico é bastante polemica e no decorrer dos anos é conhecida por diversos nomes, como desenho industrial, programação visual, comunicação visual, e mais atualmente como DesignGráfico, que se firmou no século XX. O design gráfico passou a ser uma necessidade no século XIX, mais desde antes já avia profissionais que atuava na área, como Gutemberg que desenvolveu as 4linhas deforça, que se diria tradição pré-moderna, que vem desde Gutemberg até 5 séculos frente de tradição que foi herança desconstrutiva que surgiu nos anos 80, uma época marcante que se descobriu variasferramentas no computador. O Dado e o Futurismo gera, uma 4°linha de força denominada vernacular ou popular, que é mais expressiva. No pré-moderno a tipografia, se tornou mais marcante depois docomputador, surgindo a serifa times(século II) e bordoni (século XIIX), surgiu também tipografias fantasia muito utilizada em logo e decoração. A tipografia sem serifa começou a surgi em poesia em 1950,onde todas as poesias tinha que ter serifa. Até hoje quando se procura desenvolver sofisticação, tradição, nitidez, ideia clara em livros e revistas se coloca tipografia com serifa, já para objetividadese coloca sem serifa, pois um livro se torna cansativo a leitura sem serifa.
As gráficas que produzia os ornamentos, se preocupava com a simetria, que e o eixo vertical e horizontal, assim asinformações se rebate para os dois lados. As gráficas de herança pré-moderna vai adotar a ruptura da simetria que vai deslocar o eixo, encontrando um equilíbrio dinâmico, já nas gráficas de herançapós-modernas, não tem mais eixos, possui uma malha, no que complicou ainda mais, para se obter uma força gráfica no final. Então se passa o equilíbrio estático, equilíbrio dinâmico, malha que distribui pelocampo visual todo.
No modernismo em termos de linguagem se adota o termo Menos e mais, ou seja quanto menos elementos, maior vai ser a informação, um dos ideólogos do modernismo foi o Robert Venturi...
tracking img