Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NED – NÚCLEO DE ESTUDOS DIRIGIDOS
ATIVIDADE DISCURSIVA 1

Ano Letivo: 2011/1 Estudos Dirigidos 1 Habilidade: Compreender e Expressar Professora M.Sc. Jozanes Assunção Nunes

Caro(a) aluno(a), Esta atividade discursiva vale 25 % de sua frequência no ED 1. Antes de respondê-la, estude o Texto Teórico anexo. Observações: 1) O registro e o controle das frequências são feitos automaticamente peloPortal Universitário - PU. Dessa forma, a frequência do aluno somente será registrada através da publicação correta da atividade. Não se esqueça de salvar e publicar a atividade ao concluir a tarefa. 2) Caso você não conclua toda a tarefa de uma só vez, você poderá salvá-la e publicá-la apenas quando concluí-la. Você também poderá fazer o texto em outro local e copiá-lo apenas quando forpublicá-lo. 3) O manual do aluno/NED traz informações importantes, como estrutura pedagógica dos Estudos Dirigidos, dinâmicas das atividades, processo de avaliação, frequência, calendário escolar, entre outras. Leia-o com atenção e consulte-o sempre que tiver alguma dúvida. Boa Atividade! Profa. M.Sc. Jozanes Assunção Nunes

Habilidades que serão desenvolvidas
Operatória(s):
• • • • • Compreender oconteúdo do texto. Identificar/Relacionar/Comentar diferentes ideias expressas no texto(s); Identificar/comentar a intenção com que foi escrito o texto; Relacionar informações verbais e não verbais (explícitas/implícitas) em texto(s); Reconhecer os sentidos produzidos por aspectos não verbais do texto.

Específica(s) – (Diretrizes da Matriz Pedagógica NED):

QUESTÃO 01
Analise a charge dohumorista Bessinha e leia o texto a seguir para responder à questão.

http://4.bp.blogspot.com/_UL5gef6g4hI/SyZyjhXF3nI/AAAAAAAAEQY/72e95Tx29L4/s1600-h/bessinha098432.jpg

A menos de um mês da tragédia que se abateu sobre as cidades serranas do Rio de Janeiro, a mídia – sobretudo a mídia papel – já saiu do tema. A cobertura foi, como prevíamos, meramente reativa, na base do "aconteceu, virounotícia". Com certeza, o reencontro da mídia com essa complexa realidade das áreas de risco, da ocupação de encostas, das enchentes, dos eventos climáticos extremos, vai-se dar nas próximas tragédias ao som das lamúrias pela perda de centenas de vidas. "Já encheu o saco!" devem ter gritado os iluminados das redações para impor ao reportariado mais um longo ciclo de omissão. Não esperaram sequer pelacontagem final dos mortos, que pode ultrapassar fácil a casa dos quatro dígitos. A mídia fugiu de campo, de Dirceu Martins Pio – 01/02/2011.

Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=627IMQ004 – Acesso em 07/02/2010

É possível relacionar a crítica veiculada na charge do humorista Bessinha à opinião de Dirceu Martins Pio, expressa no artigo apresentado “A mídia fugiude campo”? Discorra sobre a questão, definindo seu posicionamento por meio de argumentos que o fundamentem.

Habilidades que serão desenvolvidas
Operatória(s):
• • Compreender o conteúdo do texto. Comparar textos analisando os aspectos temáticos e estruturais

Específica(s) – (Diretrizes da Matriz Pedagógica NED):
• • • • • Estabelecer conexões entre informações do texto e do contexto;Identificar/Relacionar/Comentar diferentes ideias expressas nos textos; Localizar/Reconhecer informações nos textos, fazendo uso de inferência; Expressar julgamento de valor; Perceber/explicitar semelhanças temáticas entre textos de gêneros diferentes.

QUESTÃO 02
Leia os trechos do artigo do jornalista Carlos Castilho sobre o comportamento da imprensa na cobertura da tragédia que se abateu sobreas cidades serranas do Rio de Janeiro e assista à reportagem do Jornal Nacional “Moradores de Teresópolis relatam como sobreviveram à enxurrada”, apresentados abaixo.

Texto 1 O trabalho de campo dos repórteres das redes de televisão estava orientado no sentido de buscar impacto dramático e mostrar ousadia individual nas reportagens produzidas. A valorização das lágrimas, atitudes heróicas...
tracking img