Mamografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

A mamografia de rotina, conhecida em alguns países como “screening”, é o exame das mamas realizado com baixa dose de raios x em mulheres assintomáticas, ou seja, sem queixas nem sintomas de câncer mamário. A mama é comprimida rapidamente enquanto os raios x incidem sobre a mesma. A imagem é interpretada por um radiologista especialmente treinado para identificar áreas de densidadesanormais ou outras características suspeitas.
O objetivo da mamografia é detectar o câncer enquanto ainda muito pequeno, ou seja, quando ele ainda não é palpável em um exame médico ou através do auto-exame realizado pela paciente. Descobertas precoces de cânceres mamários através da mamografia, aumentam muito as chances de um tratamento bem-sucedido.

INTRODUÇÃO

A mamografia é o estudoradiológico das mamas realizado com baixa dose de raios X. É um método de inquestionável importância no diagnóstico precoce e na detecção do câncer de mama. Os esforços para procurar e detectar câncer de mama precocemente são baseados no auto-exame, no exame médico e nas técnicas de imagem da mama. O achado precoce de um tumor aumenta as chances de sucesso do tratamento.
A mamografia ainda é aforma mais eficaz de detectar precocemente alterações nas mamas capazes de gerar um câncer, até mesmo as que, de tão pequenas, passam despercebidas no auto-exame. É o método de escolha para detectar lesões ainda impalpáveis da mama, possibilitando, assim, o tratamento precoce das alterações encontradas.
Os benefícios deste exame quanto à descoberta precoce e tratamento do câncer mamário são muitosignificativos, sendo muito maiores do que o risco mínimo da radiação e o desconforto que algumas mulheres sentem quando a mama é comprimida durante o exame.
A qualidade da mamografia é influenciada por diversos fatores, como equipamento, sistema de registro, compressão, habilidade do técnico no posicionamento, tamanho da lesão, densidade da lesão, densidade do tecido mamário, idade da pacientee o seu estado hormonal, além da qualidade da imagem e da experiência do radiologista.
A mamografia de rotina, conhecida como rastreamento, é o método mais sensível para o diagnóstico do câncer de mama em estágio inicial, e indicado para mulheres assintomáticas, ou seja, sem queixas nem sintomas de câncer mamário. A primeira mamografia de rastreamento deve ser realizada aos 40 anos e idade.Após 50 anos e se a paciente estiver fazendo uso de terapia de reposição hormonal, o exame deve ser anual.
Existem dois tipos de mamografia: a chamada mamografia convencional, que é mais utilizada e a digital. Na mamografia digital, que chegou recentemente ao Brasil e ainda é pouco utilizada no país, feixes de raios X atravessam a mama e atingem um detector que os transformam em sinaiselétricos, transmitidos a um computador, enquanto que no método tradicional a radiação deixa impressa a imagem da mama em um filme.
Na mamografia digital, a imagem fica pronta em apenas cinco segundos e é possível melhorá-la no próprio monitor, aumentando-a ou alterando o contraste, sem depender da presença da mulher que se submete ao exame. O resultado disso é um diagnóstico mais rápido e preciso. Namamografia convencional, o filme leva cerca de três minutos para ser revelado e, no caso de a imagem não ficar nítida, é preciso repeti-la.

1- Histórico e Desenvolvimento da Mamografia

No final de 1895, Wilhelm Conrad Rontgen descobriu os raios x enquanto realizava experiências com um tubo de raios catódicos e uma placa de cianeto de bário. As aplicações médicas dos raios x, comono diagnóstico de fraturas de osso foram imediatamente reconhecidas. A descoberta dos raios x permitiu o diagnóstico de muitas patologias, entre elas o câncer de mama. Em 1913, Albert Solomon, um patologista de Berlim, correlacionou achados anatômicos de 3000 espécies de mastectomias com achados de imagens de raios x.
Entre o final dos anos 1920, Kleinschmidt e Warren realizavam...
tracking img