Consulta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
30/9/2010

Distúrbios da Circulação - Trombose

Distúrbios Circulatórios
TROMBOSE

Princípios da Circulação HEMOSTASIA NORMAL
Conjunto de processos bem regulados que: (1) Mantém o sangue em estado fluido e livre de coágulos nos vasos normais;

Profª Renata Cadete Zallio

(2) Estão prontos para induzir um tampão hemostático rápido e localizado em um local de lesão vascular.Distúrbios da Circulação - Trombose

Distúrbios da Circulação - Trombose

Hemostasia & Trombose
Dependem de três componentes: (1)Parede Vascular (endotélio); (2)Plaquetas; (3)Cascata de Coagulação.
Plaquetas

Trombose
CONCEITO: Processo patológico (desregulação do processo hemostático normal) caracterizado por coagulação dos constituintes normais do sangue, dentro do sistema cardiovascular em umindivíduo vivo. A massa sólida formada é chamada trombo. OBS: Coágulo é uma massa não estruturada de sangue fora dos vasos ou do coração ou formada por coagulação post mortem (parada do fluxo).

O oposto patológico da Hemostasia é a Trombose; esta pode ser considerada uma ativação excessiva dos processos hemostáticos normais, como a formação de um coágulo sanguíneo (trombo) na vasculatura.Distúrbios da Circulação - Trombose

Distúrbios da Circulação - Trombose

Hemostasia Normal

Hemostasia Normal
Adesão e ativação plaquetária pela MEC.

(↑ Trombogênica)

Após a lesão inicial, há um breve período de vasoconstrição arteriolar, atribuível principalmente a mecanismos neurogênicos reflexos e amplificada pela secreção local de fatores como a endotelina (um vasoconstritor potentederivado do endotélio). Entretanto, o efeito é transitório e o sangramento recomeçaria se não fosse a ativação dos sistemas plaquetários e da coagulação.

A lesão endotelial expõe a matriz extracelular (MEC) subendotelial altamente trombogênica, que promove a aderência e ativação das plaquetas, isto é, elas sofrem uma alteração da forma e liberam grânulos secretores. Dentro de minutos, osprodutos secretados terão recrutado plaquetas adicionais para formar um tampão hemostático; este é o processo de hemostasia primária primária.

1

30/9/2010

Distúrbios da Circulação - Trombose

Distúrbios da Circulação - Trombose

Hemostasia Normal
Ativação da Cascata de Coagulação.

Hemostasia Normal

O fator tecidual (pró-coagulante) ligado à membrana e sintetizado pelo endotélio,também é exposto no local da lesão, atuando com os fatores plaquetários secretados para ativar a cascata de coagulação, culminando na ativação da trombina que converte o fibrinogênio solúvel circulante em fibrina insolúvel, resultando no depósito local de fibrina. A trombina também induz recrutamento adicional de plaquetas e liberação de grânulos. Essa sequência, hemostasia secundária, demora maistempo que o tampão plaquetário inicial.

A fibrina polimerizada e os agregados plaquetários formam um tampão permanente sólido, a fim de prevenir a continuação da hemorragia. Nesse estágio, mecanismos contra-reguladores (p. ex., ativador de plasminogênio tecidual [t-PA] – converte o plasminogênio em plasmina, que é uma enzima fibrinolítica) entram em ação de modo a restringir o tampão hemostáticoao local da lesão lesão.

Distúrbios da Circulação - Trombose

Distúrbios da Circulação - Trombose

Patogenia
Tríade de Virchow Influências primárias que predispõe a formação do trombo.

Etiopatogênese: Lesão

Endotelial

Alterações da Parede Vascular ou Endocárdica
Influência dominante e por si só, pode acarretar trombose. Evidenciada nas tromboses no coração e circulação arterial.Causas – Lesão vascular traumática (punções repetidas) ou inflamatória (vasculite); placas ulceradas ateroscleróticas; agressão de bactérias ou fungos na superfície vascular; infecções virais de células endoteliais; migração de parasitos na parede vascular; presença de leucócitos ativados na inflamação aguda; infarto no miocárdio; invasões vasculares por neoplasias malignas, cigarros.

OBS:...
tracking img