Mamografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É A MASTOLOGIA?
A mastologia é uma especialidade médica e o seu profissional é o mastologista. Para que este seja reconhecido como tal é necessário que tenha também alguma outra especialidade, como ginecologia ou oncologia cirúrgica, por exemplo. A mastologia diagnostica, trata e previne as diversas doenças da mama, sejam estas malignas ou benignas.
O QUE FAZ UM MASTOLOGISTA?Omastologista é, portanto, o profissional especializado em mastologia. Ele é o responsável pelo diagnóstico, tratamento e também prevenção de diversos tipos de doenças da mama. O mastologista é muito procurado por mulheres devido à grande incidência de câncer de mama na população feminina. Entretanto, os homens também devem sempre consultar um mastologista, pois o câncer de mama também é muito recorrente nosexo masculino. O mastologista diagnostica e trata de qualquer espécie de doença da mama. Por isto, deve ser consultado por pessoas de todas as idades e gêneros.
Normalmente, quem faz o rastreamento dos cânceres femininos é o ginecologista. Quando há a suspeita de câncer de mama o profissional mais indicado para análise é o mastologista.
O QUE É A MAMOGRAFIA?A mamografia é um exame bemespecífico que utiliza doses de raio-x para gerar imagens da mama. É um exame de rotina extremamente indicado para mulheres com mais de 40 anos de idade. Este exame é a principal forma de diagnosticar precocemente um câncer de mama. Deve ser realizado periodicamente, pois o sucesso do tratamento do câncer de mama está relacionado ao tamanho dos tumores.
O exame pode ser um pouco desconfortável dependendoda sensibilidade do paciente. Durante o procedimento a mama é posicionada sobre um aparelho e comprimida por alguns instantes. Após isto as imagens geradas são analisadas por um médico radiologista. Podem ser pedidos exames complementares como ultra-sonografia ou ressonância das mamas.
A mamografia consegue diagnosticar o câncer de mama de forma bastante precoce. Neste caso os tumores ainda estãopequenos e, desta forma, a chance de cura é muito grande. Recomenda-se, portanto, a realização periódica do exame.
O laudo da mamografia deve ser assinado por um médico radiologista. Atualmente o resultado da mamografia é padronizado internacionalmente, utilizando o sistema de classificação BI-RADS, onde:
• Categoria BI-RADS 0: necessita avaliação adicional de imagem ou mamografias prévias paracomparação;
• Categoria BI-RADS 1: normal, sem alterações nas duas mamas;
• Categoria BI-RADS 2: presença de alterações benignas como calcificações vasculares, em leite de cálcio, linfonodo intramamário, fibroadenomas calcificados;
• Categoria BI-RADS 3: alteração provavelmente benigna na mama. A incidência de tumor maligno nesta classificação é de apenas 2%;
• Categoria BI-RADS 4: estacategoria é reservada para achados que não têm a clássica aparência de malignidade mas tem um espectro amplo de probabilidade de malignidade que é maior do que daquelas lesões na Categoria 3. Logo, a maior parte das recomendações para procedimentos invasivos da mama serão colocados anexos nesta categoria. É subdividida em A, B e C a depender da probabilidade de malignidade
• Categoria BI-RADS 5:Lesões compatíveis com o câncer de mama, deve-se realizar biopsia para a comprovação.Tem 95 % de chance de malignidade.
• Categoria BI-RADS 6: Diagnóstico fechado de câncer de mama quando a biópsia também o comprova.
O padrão de BI-RADS foi criado nos Estados Unidos e atualmente é o sistema padrão para resultados de mamografias, a fim de facilitar a compreensão do exame.Mesmo que o resultado damamografia dê negativo para o câncer de mama, este exame deve ser repetido todos os anos a partir dos 40 anos de idade.
• MamografiaAtualmente a mamografia é um instrumento que auxilia na prevenção e na redução de mortes por câncer de mama. Como o tecido da mama é difícil de ser examinado com o uso de radiação penetrante, devido às pequenas diferenças de densidade e textura de seus componentes...
tracking img