Estudante de s.i.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Luiz Gabriel Olivério Noronha
Bruno Nunes Pinheiro Carlos Eduardo de Freitas Oliveira Carlos Eduardo Ribeiro Júnior Osmiro Marco Júnior

1

Sobre a apostila
Esta apostila foi escrita por ex-estudantes da Universidade Santa Cecília, localizada em Santos – SP, como exigência parcial para obtenção do título de Bacharel em Ciência da Computação, sob orientação do Prof. Maurício Neves Asenjo.Seu conteúdo é destinado a estudantes iniciantes de programação, que tenham pelo menos conhecimento de lógica de programação, conceitos de bancos de dados e SQL (Structured Query Language). Nessa apostila nós cobriremos os recursos fundamentais da linguagem Python e de sua biblioteca-padrão, além de alguns assuntos mais avançados e teóricos, que darão ao estudante a base necessária para poderse aprofundar em outros tópicos mais específicos, seja da biblioteca-padrão do Python, como frameworks e bibliotecas de terceiros. Para quem já é desenvolvedor e deseja aprender Python, recomendamos a leitura do livro Python para Desenvolvedores - 2ª edição, de Luiz Eduardo Borges, disponível para download no seu site oficial, http://ark4n.wordpress.com/python/.

Prefácio da 2ª Edição
A 1ªedição desta apostila foi disponibilizada para download no Source Forge em novembro de 2010, época em que o trabalho que a apostila fazia parte foi apresentado na 10ª edição do SEMESP CONIC (Congresso Nacional de Iniciação Científica). Devido a este limite de tempo, alguns conteúdos tiveram de ser deixados de fora e diversos tópicos ficaram confusos. Esta 2º edição, lançada em novembro de 2011, foitotalmente revisada, os conteúdos que foram deixados de fora na 1ª edição foram incluídos, bem como alguns tópicos foram reescritos. Dentre os tópicos incluídos podemos citar:    Os tipos NoneType e Unicode; O capítulo Trabalhando com bancos de dados; O operador de identidade de objetos. A partir dessa edição a apostila passa a ser mantida por somente um dos membros do grupo que elaborou aapostila, Luiz Gabriel Olivério Noronha.

2

Site oficial
A edição mais recente dessa apostila encontra-se disponível no formato PDF para download no endereço http://sourceforge.net/projects/apostila-python/. Dúvidas, reclamações, sugestões, correção (e por que não elogios?!) podem ser enviados para o e-mail do mantenedor do projeto, gabriel@phasedesign.com.br. Para se manter informado emrelação a novos lançamentos e correções da apostila, basta seguir o perfil @GabrielOliverio no Twitter.

Licença

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso NãoComercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil. Para ver uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/ ou envie uma carta para Creative Commons, 171Second Street, Suite 300, San Francisco, California 94105, USA.

Convenções
Nesta apostila utilizamos diversas convenções de estilos para distinguir mais facilmente os diferentes tipos de informações nela contida. Exemplos de códigos-fontes são separados do texto e utilizam a fonte monosespaçada
Courier New; listagens com mais de uma linha aparecem enumeradas para facilitar a

identificaçãona sua explicação, como em:
1 print 'ola mundo'

Nomes de variáveis, palavras-chave, comandos da linguagem, funções e classes, quando em meio ao texto explicativo, também são grafados com fonte monoespaçada. Sentenças que foram disparadas no interpretador interativo do Python, além de seguir a convenção de estilo anterior, são precedidas por >>>. Nomes de pessoas, instituições e palavras deoutros idiomas estão destacados em itálico, assim como termos importantes em sublinhado.

3

Sumário
Sobre a apostila ........................................................................................................................ 1 Prefácio da 2ª Edição ................................................................................................................ 1 Site oficial...
tracking img