Estudante de direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Rodrigo Passos Cerqueira
Turma: 1a
Resumo de macroeconomia
Sobre o livro: Macroeconomia de, Rudiger Dornbusch e Stanley Fischer.
A macroeconomia enfoca o desempenho geral da economia, estudandoas variáveis que afetam tal desempenho, como políticas monetárias e fiscais, o estoque de moeda e a taxa de juros, a divida pública e o orçamento do governo federal. Essa trata da essência manipulável,não dando enfoque para minúcias, analisando do mercado como um todo. A vantagem da abstração é a compreensão maior da interação entre os mercados de bens, trabalhos e ativos.
Já na macroeconomiamoderna, não querendo ater-me muito, é permeada por um conflito de ideias, entre os monetaristas, como é o caso de Milton fredmam e os keynesianistas e os antimonetaristas, como por exemplo, James tobime Frama Modigliani.
Adentrando nos conceitos básicos de macroeconomia, primeiramente será abordado o que é o produto nacional bruto (PNB), como foi feito no livro Macroeconomia de Rudiger Dornbusch eStanley Fischer, que está sendo resenhado. O PNB é a soma dos bens mais os serviços produzidos na economia,ele é analisado de forma trimestral, o PNB apresenta duas mediadas a o PNB nominal e o PNBreal o nominal usa a medida do dólar corrente não tendo uma base , já o PNB real tem um ano-base, medindo assim os produtos e serviços tendo uma base comparatória, existindo por isso uma diferençaentre ambos,pois os preços de bens produzidos pela economia variam com tempo.
O produto nacional bruto tem vertentes, entre elas o produto potencial e efetivo. O produto potencial leva em consideraçãosituações de pleno emprego, enquanto o efetivo a situação real, a diferença do potencial para o efetivo e denominada hiato que é folgas na atividade econômica ou desperdícios de recursos produzidos. Oproduto potencial é importante, pois serve de orientação para as políticas macroeconômicas, esse também sofre alterações com o tempo, porque a mudanças, como o aumento na força de trabalho e na...
tracking img