Resenha: as pessoas em primeiro – a ética do desenvolvimento e os problemas do mundo – capitulo 2.exclusão e inclusão (armatya sen)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Armatya Sen e Bernardo Klisberg no livro “As pessoas em primeiro – A ética do desenvolvimento e os problemas do mundo – Capitulo 2.Exclusão e Inclusão” da uma ideia ao conceito de exclusão levando aoleitor a como classificar os termos ‘’Exclusão ou Inclusão’’.
EXCLUSÃO VERSUS INCLUSÃO INJUSTA
Tentando diferenciar o termo “Exclusão” de “Inclusão” os autores dão exemplos bem claros de comoclassifica-los.
“Por exemplo, com trabalho forçado, ou trabalho infantil em condições de semiescravidão, ou mais comumente em termos profundamente “desiguais” de relação participativa, o foco imediatonão esta na exclusão, mas na natureza desfavorável de inclusão envolvida.” (Pág. 35).
Eu particularmente e tenho certeza que muitas pessoas também classificariam o exemplo acima com uma exclusãosocial, porém após a leitura do livro você reflete melhor sobre a classificação do termo. Após a leitura o olhar sobre o exemplo mencionado é diferente, agora é visto como uma inclusão injusta porquevocê é incluído em um meio de produção na qual recebe menos do lhe é devido junto com condições de trabalho desumanas.
Reforçando as diferenças entre os termos os autores ainda redigiram:
“Algumasviolações se encaixam mais facilmente no formato da exclusão do que outras. Por exemplo, não ter acesso ao recurso judiciário, ou ser destituído da liberdade de expressão, ou ser excluído de atendimentomedico ou de seguro-saúde são exemplos diretos de exclusão de uma forma que o trabalho exaustivo, ou sujeição á poluição urbana ou ao aquecimento global não podem ser.” (Pág. 35).
Os autores observouum fator negativo muito bem mencionado dentro da solução de um dos problemas de “inclusão injusta”. Campanhas contra produtos de trabalhos exaustivos no Ocidente, porém á um problema no desfechofinal. Se essas empresas fechar esses trabalhadores que foram “incluso injustamente” por falta de opção, como vão sobreviver? Tais campanhas também devem se preocupar em redireciona-los após o...
tracking img