Estruturas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

As estruturas estão espalhadas por todos os lados ajudando o homem a se desenvolver cada vez mais rápido, superando os obstáculos em seu ambiente e atendendo as necessidades da expansão populacional.
Seja na construção civil ou na indústria existem inúmeros elementos que compõem as estruturas, cada um com seus aspectos, definições e funções.
São elementos que ajudam aatravessar grandes obstáculos, construindo grandes obras com segurança e agilidade. As estruturas metálicas, por exemplo, tem alta resistência e fácil montagem, o tornando cada vez mais importantes no mundo corrido onde a busca por ganho de tempo é constante.
Os elementos estruturais da construção civil como as sapatas, vigas, pilares, etc. Proporcionam através de cálculos fazer projetos ousados deestruturas incomuns ou em relevos e solos irregulares
A constante busca por espaço em cidades e a necessidade das indústrias que são cada vez maiores, fazem com que o homem procure nos elementos estruturais maior eficiência com menor custo e espaço.
2. SAPATAS


As sapatas são elementos tridimensionais e têm a finalidade de transferir para o terreno as ações oriundas de pilares ou paredes.A área da base das sapatas é projetada em função da tensão de compressão admissível do solo – determinada através de investigação geotécnica (sondagens).
Com relação à forma volumétrica, as sapatas podem ter vários formatos, porém o mais comum é o cônico retangular, em virtude do menor consumo de concreto.

2.1. Classificação das Sapatas:

2.1.1. Sapatas isoladas


Transmitem ações de umúnico pilar centrado, com seção não alongada. É o tipo de sapata mais freqüentemente utilizado. Tais sapatas podem apresentar bases quadradas, retangulares ou circulares, com a altura constante ou variando linearmente entre as faces do pilar à extremidade da base.



[pic]
FIGURA 2.1: SAPATAS ISOLADAS





2.1.2. Sapatas corridas

São empregadas para receber as ações verticaisde paredes, muros, ou elementos alongados que transmitem carregamento uniformemente distribuído em uma direção.
O dimensionamento deste tipo de sapata é idêntico ao de uma laje armada em uma direção. Por receber ações distribuídas, não é necessária a verificação da punção em sapatas corridas.



[pic]
FIGURA 2.2: Sapata Corrida













3. PÓRTICOSBasicamente na área da construção civil no ramo das estruturas metálicas, chamamos de pórtico um conjunto de colunas verticais, que sustentam vigas nas horizontais, por exemplo um galpão com dimensões 20 x 30 metros, temos divisões iguais a cada 6 metros, então teremos um galpão com seis pórticos.

[pic]
FIGURA 3.1: Galpão com seis pórticos

A idéia surgiu na Grécia Antiga e influencioudiversas culturas, incluindo a maioria das ocidentais. Temos uma grande diversidade de tipos de pórticos, para pequenas, médias e grandes estruturas, pórticos em arco, duas águas treliçadas etc.

3.1. TIPOS DE PÓRTICOS

3.1.1. Pórticos Simples de Alma Cheia
Tipo duas águas, estrutura simples e simétrica com cobertura inclinada que tem vão livre de 10 a 45 metros e altura de 4 a 12 metros.
Ograu da inclinação da cobertura fica de 5 a 20% do tamanho do vão livre e espaçamento entre os pórticos entre 6 a 12 metros.

[pic]
FIGURA 3.2: PORTÍCO SIMPLES DE ALMA CHEIA


3.1.2. Pórtico Simples com Vigas Treliçadas
A mesma estrutura do Pórtico Simples de Alma Cheia, porem nesse caso temos vigas treliçadas que garantem maior capacidade de forças aplicadas sobre a mesma,podendo aumentar sua altura para até 18 metros com vãos de até 60 metros.

[pic]
FIGURA 3.3.: PÓRTICO SIMPLES COM VIGAS TRELIÇADAS










3.1.3. Pórtico Com Coluna Central

Utilizado para grandes vãos (maiores que 30cm), e sem a necessidade de vão livres direto, o pórtico necessita de uma escora central, pode reduzir as vigas, gerando uma estrutura mais econômica....
tracking img