Espiritualidade atual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Religiosidade / Espiritualidade
Fernanda Oliveira e Ranielly Lopes

Stallwood e Stoll (1975) Definiram as necessidades espirituais como “quaisquer fatores necessários para se estabelecer e se manter um relacionamento pessoal dinâmico entre as pessoas e Deus (conforme definido por aquele indivíduo)”. A espiritualidade é uma qualidade mais ampla que a religião. Esta “tenta obter inspiração,reverência e respeito, mesmo dos que não acreditam em nenhum Deus”. (Murray Zemtner, 1975).

Fatores que afetam as necessidades espirituais : Crise: Os mecanismos habituais de manejo não funcionam mais. Sistemas de apoio: O indivíduo deve estar deve estar em posição de dependência. Religião: As crenças religiosas pode oferecer uma base de apoio para o cliente. Hospitalização durante dias santos: Ocliente pode desenvolver um potencial mais elevado para a solidão.

Avaliação das Necessidades espirituais
Dados que indicam necessidades espirituais:
-“Você pertence a um grupo religioso?” – “Você gostaria de falar sobre sua fé?” – “Você gostaria que um capelão o visitasse, enquanto estiver no hospital?”

Quatro áreas de interesse espiritual foram identificadas por Stoll (1979):
A fontede força e esperança para a pessoa, O conceito que ela tem sobre Deus ou uma deidade, O significado das práticas e rituais religiosos para a pessoa, E o relacionamento percebido por ela entre as crenças espirituais e o estado de saúde.

Diagnósticos de enfermagem relacionados às necessidades espirituais
Durante os trabalhos do Fourth National Conference for Classification of Nursing Diagnosisem 1980 um dos diagnósticos de enfermagem aceitos foi o de sofrimento espiritual. Vários outros diagnósticos foram sugeridos por uma líder de enfermagem :

– Dor espiritual : Alteração no relacionamento que alguém tem com Deus – Alienação espiritual: relacionamento rompido com Deus – Ansiedade espiritual : expressões de temor de que Deus não dará apoio ao indivíduo – Culpa espiritual :expressões relacionadas a não ter correspondido as expectativas de Deus – Rancor espiritual : dirigida a Deus – Perda espiritual : ameaça de perda do amor de Deus – Desespero espiritual : falta de esperança a respeito do relacionamento com Deus.

Intervenções de enfermagem para satisfazer as necessidades espirituais:
O enfermeiro pode satisfazer as necessidades espirituais sem um conhecimento extensosobre religião, uma vez que todas as pessoas têm necessidades espirituais semelhantes. No entanto, é importante aprender sobre várias religiões e culturas, a fim de dar uma assistência de enfermagem eficiente.

Estabelecendo a aceitação
Muitas pessoas revelam bastante sobre si mesmas, quando sentem que o enfermeiro as aceita como são, com seus pontos fortes e suas limitações. É fácil querermudar os indivíduos e então aceitá-los. As pessoas estão representadas por seus pontos fortes e suas fraquezas. Se ambos não podem ser reconhecidos, existe, então, falta de aceitação, a mudança é possível. Sem aceitação, existe uma necessidade de proteger o eu do trauma da rejeição.

Comunicação
A escuta atenta e o encorajamento para que o cliente compartilhe os sentimentos positivos quanto osnegativos ajudam-no a sentir-se aceito. Isso ajuda o doente a desenvolver confiança no relacionamento, e sentir-se mais confortável em pedir que desejos mais íntimos sejam satisfeitos, p. ex., orações e leituras das escrituras.

Oração
O enfermeiro pode oferecer-se para rezar com o cliente e pode agir baseado nas pistas fornecidas pelo cliente quanto ao conteúdo da oração. A oração muita dasvezes traz conforto e mostra como lidar com o medo sobre o resultado final de sua doença.

Trabalhando com líderes espirituais
É útil que se desenvolva um bom relacionamento com o capelão e trocar informações sobre os serviços que cada um pode fornecer, e os critérios para o encaminhamento.

Rituais e cultos especiais
Os rituais e cultos especiais são importantes para muitos clientes....
tracking img