Estruturas de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estruturas de Mercado

Existem várias estruturas de mercado, dentre elas a concorrência perfeita, considerada ideal, mas que na atualidade só encontramos modelos que se aproximem. As estruturas sãoorganizadas de acordo com três principais características: o número de empresas que fazem parte de determinado mercado, o tipo de produto e a existência de possíveis barreiras para acesso de novasempresas nesse mercado. A maioria dos modelos de mercado existentes, visam a maximização dos lucros totais das empresas.

Concorrência Perfeita ou Pura

Tipo de mercado que possui grande número deempresas vendedoras, que cada uma delas, isoladamente, não interfere nos níveis de oferta do mercado e consequentemente, no preço de equilíbrio. Nesse caso, as empresa são denominadas tomadoras depreços ou price-takers. Nesse tipo de mercado, prevalecem as seguintes características: mercado atomizado (grande número de empresas); produto homogêneo (sem diferença dos produtos ofertados pelaconcorrência); a não existência de barreiras para o ingresso no mercado; e a transparência (todas as informações, como lucros, são compartilhadas com todos do mercado).
O nome de concorrência perfeita vemda característica que, a longo prazo, as empresas não atingem os lucros extras, mas sim os chamados lucros normais, que representam o seu custo de oportunidade. Assim, quando a receita total seiguala ao custo total, o lucro extra é zero, embora existam lucros normais. A figura abaixo representa uma empresa operando no mercado de concorrência perfeita:

Fonte: Ministério da fazendaMonopólio

O mercado monopolista é o oposto da concorrência perfeita. Nele existe uma única grande empresa dominando toda a oferta de um lado, e todos os consumidores de outro. Nesse mercado não háconcorrência nem produto substituto ou concorrente.
Para que seja considerado monopólio, devem ser observadas as seguintes barreiras que impeçam uma nova empresa de entrar nesse determinado mercado:...
tracking img