Estruturas de mercado e a economia digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ECONOMIA

Estruturas de Mercado e a
Economia Digital

Fortaleza, 2013
INTRODUÇÃO
Entende-se por mercado como a relação entre a oferta e demanda de um bem ou serviço a um dado preço. Existem modelos ou estruturas que caracterizam tais mercados, levando em consideração três fatores: o número de empresas que compõem este mercado, o tipodo produto, se idênticos ou diferenciados, e se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.
A tecnologia de informação e comunicação era apenas um instrumento tecnológico, porém estamos observando uma grande mudança no mercado, esta impulsionada pelo uso da internet, fazendo surgir a economia digital.
Este trabalho tem como objetivo expor o que são esses modelos ouestruturas de mercado, conceituar e exemplificar a economia digital ou ,como alguns autores se referem, a nova economia.
ESTRUTURAS DE MERCADO
As estruturas de mercado classificam e agrupam organizações, baseando-se na interação entre oferta e demanda de bens e serviços, de acordo com aspectos inerentes às organizações, seus componentes e comportamentos diante do mercado, tais como: o tamanho dasempresas, a diferenciação dos produtos, a transparência do mercado, os objetivos dos participantes, o acesso de novas empresas.
Existem três fatores, de extrema importância, que auxiliam na caracterização das estruturas de mercado. Tais fatores são:
• O número de empresas que compõem esse mercado.
• O tipo do produto (se as firmas fabricam produtos idênticos ou diferenciados).
• Se existem ounão barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.
Mercado de Concorrência Perfeita
Neste mercado existem várias empresas produtoras ou fornecedoras de um bem ou serviço atuando no mercado, onde uma empresa é considerada um fator mínimo para interferir nas decisões das outras empresas ou pressionar uma modificação no preço, onde o mesmo é ditado pelo mercado. Este é um mercado atomizado.Com relação a natureza do produto final, serviço ou fatores de produção, no mercado de concorrência perfeita os produtos são considerados homogêneos, ou seja, não há diferenças entre eles, são substitutos perfeitos, logo este é um mercado puro. Como exemplos destes produtos podemos citar: água mineral, cimento, entre outros.
Há mobilidade dos recursos e não existem barreiras ao ingresso ou saídade firmas no mercado. É do conhecimento de todos, as condições de funcionamento do mercado, principalmente o preço.
Trata-se de um modelo de estrutura de mercado ideal.
Monopólio
Em um mercado monopolista existe apenas uma empresa detentora da produção de determinado bem ou serviço. Neste mercado, o monopolista estabelece o preço, pois não há bens substitutos, visando sempre lucrosextraordinários.
Trata-se de um mercado fechado, pois há barreiras ao ingresso de novas empresas. Tais entraves podem ser de origem política, econômica ou tecnológica.
Oligopólio
No oligopólio, poucas empresas controlam praticamente todo o mercado, onde uma empresa leva em consideração as atividades e comportamentos das outras, principalmente em relação aos preços, qualidade, pois são interdependentes.Tipos de oligopólio:
Oligopólio puro: Onde os bens são substitutos perfeitos. Exemplo: cimento.
Oligopólio diferenciado: Onde os produtos são diferenciados. Exemplo: cigarros, informática, etc.
• Cartel: Associação entre empresas do mesmo ramo de produção com objetivo de dominar o mercado. As partes entram em acordo sobre o preço, que é uniformizado geralmente em nível alto, e quotas deprodução são fixadas para as empresas membro.
• Truste: Reunião de empresas que perdem seu poder individual e o submetem ao controle de um conselho de trustes. Surge uma nova empresa com poder maior de influência sobre o mercado. Geralmente tais organizações formam monopólios.
• Holding: Empresa, que pela posse majoritária das ações, mantém o controle e administra outras empresas (subsidiárias). O...
tracking img