Estruturas de capital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Excelsior Alimentos S.A é uma empresa especializada na industrialização e comercialização de alimentos processados a partir de carnes de aves, suínos e bovinos, com atuação na região Sul do país.
Conforme o relatório da administração, a Excelsior teve uma geração de caixa de R$ 5,5 milhões, atingindo 8,0% de margem, representado pelo EBITDA, fazendo com que o endividamento fosse reduzido. Alémdisso, a companhia fez o enquadramento de seu passivo tributário reconhecido, no programa de parcelamento proposto pelo governo federal, alongando desta forma o seu passivo exigível e melhorando seus índices de estrutura e liquidez.
Estrutura de Capital
Os índices deste grupo mostram as linhas de decisões financeiras, no que diz respeito à obtenção e aplicação dos recursos. A partir da análisedesses índices, nota-se uma melhoria no perfil da estrutura, que pode ser comprovada pela queda da participação de capitais de terceiros e da imobilização do Patrimônio Liquido. Com relação ao endividamento de curto prazo, percebe-se que em 2010 a empresa teve uma diminuição significativa em relação a 2009, porém em 2011 o endividamento voltou a crescer, passando de 32% para 76%.

- LiquidezEste grupo de índices busca medir a solidez da base financeira da empresa, através do confronto dos Ativos Circulantes com os Exigíveis. Em termos de Liquidez Geral a empresa teve um pequeno aumento de 2010 para 2011, passando de 0,81 para 0,88. Já em termos de Liquidez Corrente os investimentos no Ativo Circulante tem sido suficientes para cobrir as dividas de curto prazo, permitindo uma pequenamargem de folga. No caso da Liquidez Seca, nota-se que a empresa reduziu seus índices de 1,22 para 0,65 porém isso não indica necessariamente comprometimento da situação financeira da empresa. Uma explicação para os baixos valores pode ser o volume de estoques da empresa.

- Rentabilidade
Os índices deste grupo mostram qual a rentabilidade dos capitais investidos, ou seja, quanto renderam osinvestimentos e qual o grau de êxito econômico da empresa. Em termos de rentabilidade nota-se que a empresa aumentou significativamente seu volume de vendas, ao mesmo tempo em que conseguiu recuperar a sua margem de lucro em relação ao ano anterior – de -0,09% para 0,03%. Com isso, a empresa também conseguiu recuperar a rentabilidade do ativo. Além disso, também foi possível a recuperação darentabilidade do Patrimônio Liquido, de -1,08 para 0,71, recuperando o prejuízo elevado de 2010.
O giro do ativo teve uma melhora significativa, passando de 1,84 para 2,01. Isso mostra que a empresa está conseguindo girar mais rápido o seu estoque.

- Análise Horizontal e Vertical
As análises das empresas são baseadas em comparações, sejam elas efetuadas por índices passados ou mediante algumindicador setorial. No entanto, este processo se completa com valores afins obtidos de uma mesma demonstração financeira, e também, pela evolução dos montantes e de resultados absolutos ao longo do tempo, permitindo verificar-se tendências futuras e suas evoluções. Deste modo, comparações dos valores através do tempo e relacionais na mesma demonstração, são desenvolvidos, respectivamente, pelas análiseshorizontal e vertical.
Através da análise horizontal do Balanço Patrimonial e da DRE da empresa, vemos que a Excelsior teve um aumento do seu ativo de 2009 para 2011, valor que representa 79,78% do valor entre os anos. A empresa ampliou a sua carteira de clientes e reduziu o seu endividamento, o que trouxe uma melhora significativa no seu caixa e equivalentes de caixa. As vendas a prazo daempresa também cresceram 44% em relação a 2009.
Já com relação aos estoques, houve uma redução dos mesmos de 2009 para 2010 em 7,5%, porém em 2011 o valor voltou a crescer, representando 21,54% em comparação a 2009.
Analisando o passivo, vemos que a Excelsior reduziu seu endividamento de curto prazo em 31% em relação a 2009, o que mostra que a empresa teve uma melhora no seu fluxo de pagamentos,...
tracking img