Estrutura de capital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRUTURA DE CAPITAL
A estrutura de capital é determinada pelo composto de endividamento a longo prazo que uma empresa utiliza para financiar suas operações.
As decisões inadequadas de estrutura de capital podem resultar em um elevado custo de capital, o qual tornaria mais difícil encontrar investimentos aceitáveis. Boas decisões empresariais objetivam a diminuição do custo de capital daempresa, tornando mais fácil achar investimentos aceitáveis que aumentarão a riqueza dos proprietários.
Tipos Básicos de Capital
Os dois tipos básicos de capital são: capital de terceiros e capital próprio. O termo capital denota fundos da empresa a longo prazo.
Balanço Patrimonial
Ativos Passivos Circulantes
Exigível a longo Prazo Capital de Terceiros
Patrimônio Liquido Capital Total AçãoPreferencial
Ação Ordinária Capital Próprio
Lucros retidos
Teoria Básica da Estrutura de Capital
Encontram-se muitos debates na literatura financeira, procurando definir se existe uma estrutura “ótima” de capital. Os que acreditam na existência de uma estrutura “ótima” de capital são partidários da assim chamada abordagem tradicional, e os que discordam, são considerados defensores da abordagem M-M(Modigliani e Miller).


ATENÇÃO:
capital circulante líquido (ccl) é o quanto a empresa realmente tem de dinheiro disponível a curto prazo (geralmente 1 ano). Assim, se subtrai do ativo circulante ( as entradas da empresa, como o que tem disponível no caixa e no banco, além de materiais) o passivo circulante ( as dívidas que a empresa tem no período, como fornecedores, impostos, etc.). Afórmula é então:
CCL= Ativo Circulante- Passivo Circulante


Capital de giro é o conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem (girar). Existe a expressão "Capital em Giro", que seriam os bens efetivamente em uso.
Em geral de 50 a 60% do total dos ativos de uma empresa representam a fatia correspondente a este capital. Além de sua participação sobre o total dosativos da empresa, o capital de giro exige um esforço para ser gerido pelo administrador financeiro maior do que aquele requerido pelo capital fixo.
O CAPITAL DE GIRO precisa ser acompanhado e monitorado permanentemente, pois está sofrendo o impacto das diversas mudanças no panorama econômico enfrentado pela empresa de forma contínua.
As dificuldades relativas ao capital de giro numa empresa sãodevidas, principalmente, à ocorrência dos seguintes fatores:
- Redução de vendas
- Crescimento da inadimplência
- Aumento das despesas financeiras
- Aumento de custos
Denominando-se de "aplicação permanente" as contas não circulantes do ativo e de "fonte permanente" as contas não circulantes do passivo, define-se como Capital de Giro (C.D.G.) a diferença entre as fontespermanentes e aplicações permanentes.
C.D.G. = Passivo Permanente - Ativo Permanente.
O Capital de Giro também é um conceito econômico - financeiro e não uma definição legal, constituindo uma fonte de fundos permanente utilizada para financiar a Necessidade de Capital de Giro.
O Capital de Giro apresenta-se razoavelmente estável ao longo do tempo. O Capital de Giro diminui quando a empresarealiza novos investimentos em bens do ativo permanente (aumento dos imobilizados).
Todavia, esses investimentos são, em geral, realizados através de "Autofinanciamento" (empréstimos a longo prazo, aumento do capital em dinheiro e lucros líquidos) que por sua vez, aumentam o Capital de Giro (aumento das fontes permanentes) compensando, aproximadamente, a diminuição provocada pelos novos investimentos.O Capital de Giro pode ser negativo. Neste caso, as aplicações permanentes são maiores do que as fontes permanentes, significando que a empresa financia parte de seu ativo permanente com fundos de curto prazo. Embora esta condição aumente o risco de insolvência, a empresa poderá se desenvolver, desde que sua Necessidade de Capital de Giro seja, também negativa.
Em Contabilidade, existe o...
tracking img