Estruturalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nos primeiros anos da evolução da Psicologia como disciplina científica distinta, esta foi profundamente influenciada por Wilhelm Wundt que determinou o objecto de estudo, o método de pesquisa, ostópicos a serem estudados e os objetivos da nova ciência. 

Para atingir estes seus objectivos, Wundt utiliza como método de estudo a introspecção controlada, que consistia em, no laboratório,observadores treinados descreverem as suas experiências resultantes de uma situação experimental. Através da introspecção, os sujeitos descreviam as suas percepções resultantes de estímulos visuais, auditivose tácteis. Por exemplo, ouviam um som e em seguida descreviam o que sentiam e só este método permitiria, segundo Wundt, o acesso à experiência consciente do indivíduo. 

Edward B. Titcheneralterou o sistema de Wundt, enquanto jurava ser um leal seguidor. Ele propôs uma nova abordagem que designou estruturalismo e afirmou que esta apresentava a forma de Psicologia postulada por Wundt,contudo, os dois sistema são diferentes e o rótulo de estruturalismo só pode ser aplicado à concepção de Titchener. Assim, o estruturalismo foi estabelecido por Titchener como a primeira escola depensamento no campo da Psicologia. Para Wundt a mente tem o poder de sintetizar espontaneamente elementos. Já Titchener, se centrava nos elementos que compõe a estrutura da consciência, desvalorizando a suaassociação .Segundo Titchner, a tarefa fundamental da Psicologia é a de descobrir a natureza das experiências conscientes elementares, ou seja, analisar a consciência nas suas partes constituintes paraassim determinar a sua estrutura. Para tal, Titchener modificou o método introspectivo de Wundt. Ele se aproximou mais de Külpe, designando o método de: introspecção qualitativa. Esse métodoconsistia no seguinte: os observadores descreviam o seu estado consciente após submetidos a um dado estímulo.
Para Titchener , a mente é a soma das nossas experiências acumuladas ao longo da vida. Mente...
tracking img