Heraclito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Anaxímenes de Mileto

Anaxímenes de Mileto (585 a.C.-528 a.C.) também fez parte da Escola Jônica. Foi discípulo de Anaximandro e como este, também afirmou ser uma só a natureza ou princípio (arkhé)subjacente a todas as coisas. No entanto, mesmo que acreditasse ser este princípio ilimitado, não o pensou ser indefinido.
Anaxímenes acreditava ser o AR o princípio que originava todas as coisasno universo. Conforme seu pensamento, por um processo de condensação, o AR se transformava em objetos líquidos e sólidos (pedras, metais, terra, água e etc.). E por outro processo, a rarefação, o AR setransformava em gases, ventos, oxigênio e fogo.
O filósofo também pensou ser a alma feita de ar, observando que o vivente respira (refrigera o corpo) enquanto que o morto não o faz. Por isso, atéhoje temos o costume de dizer “saúde” a quem espirra. É que para os seguidores de Anaxímenes, o espirro é como se a alma tivesse saindo do corpo e desejar saúde é um modo de orar, de pedir aos deusespara que ela retorne ao corpo, restabelecendo a harmonia do ser. E mesmo não tendo consciência disso, herdamos o costume, como também herdamos muito do pensamento grego em nossa cultura ocidental.Heráclito



Heráclito de Éfeso nascido por volta de 540 a.C foi um filósofo pré - socrático considerado o " pai da dialética ". Na vulgata filosófica, Heráclito é o pensador do "tudoflui" e do fogo, que seria o elemento do qual deriva tudo o que nos circunda . Para ele tudo o que existe está em permanente mudança ou transformação . A essa incessante alteração deu o nome de Devir. Tudo se transforma no seu contrário .”A guerra é a mãe e rainha de todas as coisas“ . É de luta entre os contrários , ou seja , do devir , do tornar-se , do viver a ser , que eles se harmonizamnuma unidade . O Lógos (razão, discurso sobre o ser) é mudança e contradição .
O Obscuro, como era conhecido Heráclito, concebeu o FOGO como o princípio eterno que causa a mudança e concebe Deus...
tracking img