Estruturalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Com a aprovação da Política Nacional de Assistência Social, da Norma Operacional Básica – NOB, e implantação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, a Política de Assistência Socialdivide-se em Proteção Social Básica (voltada à prevenção de situações de risco pessoal e social, fortalecendo as famílias e indivíduos) e Proteção Social Especial (voltada à proteção de famílias e indivíduosem situação de risco pessoal e social), tendo por base o território, organizada por níveis de complexidade, respeitada a diversidade regional e local.
A Proteção Social Especial deve afiançaracolhimento e desenvolver atenções socioassistenciais a famílias e indivíduos para possibilitar a reconstrução de vínculos sociais e conquistar maior grau de independência individual e social. Deve ainda,defender a dignidade e os direitos humanos e monitorar a ocorrência dos riscos e do seu agravamento.
Os serviços de média e alta complexidade devem ser oferecidos de forma continuada a cidadãos efamílias em situação de risco pessoal e social por ocorrência de negligência, abandono, ameaças, maus tratos, violações físicas e psíquicas, discriminações sociais e infringência aos direitoshumanos e sociais.

O que é o CREAS?
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS é uma unidade pública integrante do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
O CREAS prestaserviços especializados e continuados a indivíduos com seus direitos violados, direcionando o foco das ações para as famílias, contribuindo para que estas possam enfrentar com autonomia os revezesda vida pessoal e social.
Nesta perspectiva, a unidade oferece serviços continuados a cidadãos e famílias em situação de risco pessoal e social por ocorrência de:
Negligência e abandono;
Ameaça emaus tratos;
Violações físicas e psíquicas;
Discriminações sociais e infringência aos direitos humanos e sociais;
Visando fortalecer os vínculos familiares e comunitários para a efetividade da...
tracking img