Sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Por que aconteceu a revolução russa
No ínicio do século XX, a Rússia era um país que tinha como base na economia o setor agrário, com poucas indústrias. Boa parte da população, que era composta porcamponeses, vivia na miséria total. O comando do país se dava através de um czar que governava de forma absolutista, usando os impostos da população com luxo, palácios e banquetes. Greves e motinsocorriam na Rússia, mas eram reprimidas com violência pela Okrana (polícia política do czar Nicolau II). Em 1917, liderados por Lênin, o povo russo foi as ruas, derrubou o czar e implantou o socialismona Rússia, que resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da União Soviética, que durou até 1991.
Revolução Russade 1905 foi um movimento espontâneo, antigovernamental, que se espalhou por todo o Império Russo, aparentemente sem liderança, direção, controle ou objetivos muito precisos. Geralmente é consideradacomo o marco inicial das mudanças sociais que culminaram com a Revolução de 1917
No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois 80% de sua economiaestava concentrada no campo (produção de gêneros agrícolas).
Rússia Czarista
Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistemaczarista de Nicolau II. O czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia. Mesmo os trabalhadores urbanos, que desfrutavam ospoucos empregos da fraca indústria russa, viviam descontentes com os governo do czar.
No ano de 1905, Nicolau II mostra a cara violenta e repressiva de seu governo. No conhecido Domingo Sangrento, mandaseu exército fuzilar milhares de manifestantes. Marinheiros do encouraçado Potenkim também foram reprimidos pelo czar.
Começava então a formação dos sovietes (organização de trabalhadores russos)...
tracking img