Estruturalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRUTURALISMO
Bruna Catieli Botelho

O Estruturalismo é uma corrente de pensamento que adota um conjunto de elementos relacionados entre si e com o todo, como conceito teórico e metodológico essencial, ou seja, a estrutura.
Para Piaget,
Tem-se dito, freqüentemente, que é difícil caracterizar o estruturalismo, pois ele se revestiu de formas por demais variadas para que possamapresentar um denominador comum, e a as ‘estruturas’ esboçadas adquiriram significações cada vez mais diferentes comparando os diversos sentidos que o estruturalismo tomou nas ciências contemporâneas e nas discussões correntes (...) em resumo, uma estrutura compreende os caracteres de totalidade, de transformações e de auto-regulação.
(PIAGET, 1979, p. 6 - 8)

A primeira definição do métodoestruturalista se encontra na psicologia, onde se pretendia estudar as estruturas da mente com a finalidade de compreender os fenômenos mentais pela decomposição dos estados de consciência produzidos pelos estímulos ambientais, na escola de psicologia de Wilhelm Wundt, o que deu origem a diversas ramificações e tendências, entre elas o Estruturalismo.
O estruturalismo define a psicologia como ciência daconsciência ou da mente, definição herdada de Wundt. Mostra-nos que a mente seria a soma dos processos mentais. Edward Titchener afirmava que cada totalidade psicológica compõe-se de elementos. O objetivo da psicologia seria a tarefa de descobrir quais são os elementos mentais, o conteúdo e a maneira pela qual se estrutura. Três parâmetros estão em relação ao objeto: "o que é?" - através da análisese chega aos componentes da vida mental; "o como?" - a síntese mostra como os elementos estão associados e estruturados e que leis determinam essas associações; e "o por quê?" - investiga a causa dos fenômenos. Titchener afirma que, embora o sistema nervoso não seja a causa da mente, pode ser usado para explicá-la

Cherques (2006) define,
Como movimento filosófico, o estruturalismo tem um papeldecisivo na trajetória que envolve o embate entre o positivismo lógico, a fenomenologia, a fenomenologia existencial e o historicismo. Embora o corpo teórico do primeiro estruturalismo tenha perdido homogeneidade, os seus preceitos iniciais continuam a ser uma das fontes da problematizarão sobre as quais se verte a ontologia e a gnosiologia contemporâneas. (Revista Administrativa Contemporânea, v.10, n. 2, abr./jun. 2006).
O estruturalismo buscava compreender as leis gerais que determinavam o funcionamento de uma dada sociedade. Os teóricos do funcionalismo defendiam a existência de leis individuais que constituiriam a sociedade, teve suas raízes com Durkheim, que acreditava que os fatos sociais estavam acima dos indivíduos.
O trabalho de Ferdinand de Saussure, no campo da lingüísticaserviu como modelo, dando importantes contribuições para a corrente estruturalista “... ao analisar a dimensão social ou coletiva da língua, ele abriu caminho e promoveu o estudo da gramática, estava interessado na infra-estrutura da língua, aquilo que é comum a todos os...”
O objeto de estudo analisado em si e relacionado apenas com o que lhe era pertinente, Saussure chamou de sincrônico e aoobjeto de estudo onde a mudança esta sempre presente, denominou de diacrônico. Opondo-se ao evolucionismo, ao hegelianismo e ao marxismo que entendiam como resultado da historia qualquer objeto ou fenômeno.
Na área da antropologia e do mito, Claude Lévi-Strauss divulgou e introduziu os princípios do estruturalismo, Piaget afirma que;
Lévi-Strauss é, por outro lado, a encarnação dessa crença naperenidade da natureza humana, seu estruturalismo antropológico apresenta caráter exemplar e constitui o modelo (nem funcional, nem genético, nem histórico) dedutivo, mais surpreendente que se tenha utilizado em uma ciência humana empírica: é a esse titulo que ele exige, neste trabalho, um exame particular. Parece-nos, com efeito, impensável que não exista ligação entre essa doutrina da...
tracking img