Fundamentos- o papel do historiador dentro da sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução.

Discursar sobre o papel do historiador dentro da sala de aula, é pensar ao mesmo tempo em problematizar as políticas educacionais e a limitação que muitas vezes são impostas à classe docente. Salientamos que há uma necessidade ampla que sugere reformas nas questões educacionais, e na própria valorização da disciplina. Para que tais ações ocorram, se faz necessário oengajamento da classe docente, assim como elaboração de projetos que visiabilizam promover a relação entre educação, cultura, memória e o ensino da história, sendo trabalhados de forma conjunta no campo do pensamento e da argumentação. Para que o trabalho do historiador possa fluir é importante que haja uma participação direta favorável das instituições que regem as esperas do poder, no caso o Estado,para contribuir para formar a sociedade do conhecimento.

A educação.

Definiremos neste primeiro momento a educação como um processo pelo qual se faz presente toda uma instrução, caracterizada pela transmissão de conhecimentos que são pré-selecionados e organizados, estando restrito a serem trabalhados dentro da sala de aula, por um profissional, diga se de passagem, habilitado paratal função.

De fato a educação não tem alcançado seu real objetivo, entre eles os conceitos de sociedade, os valores culturais, sociais e o senso critico do aluno. Problematizando essa complexibilidade vivenciada na educação, encontraremos alguns obstáculos no processo ensino aprendizagem, como limitações que lhe são impostas pelas esferas administrativas, e por um segundo fator, quenão poderíamos deixar de citar que seria a conscientização do real papel do historiador enquanto educador e a necessidade do contínuo processos de aprimoramento enquanto profissional do saber.

Mediante este processo que tem ocorrido de padronização e massificação do ensino, fundamentas nas idéias neoliberalistas de promover a inclusão da educação para todos, todavia sem grandesinvestimentos viáveis, se torna preocupante, pois sem investimentos e planejamentos adequados a educação acaba por sofrer um sucateamento, pois para atender a grande demanda, o processo de aprendizagem é levado ao declínio e conseqüentemente ocorre a desvalorização do ensino e do profissional.

Algumas estratégias cabem aos profissionais docentes, como a união da classe, buscando o aprimoramentodo profissional e do modo de aplicação do ensino, incorporando uma abordagem diferenciada na metodologia, no desenvolvendo dos alunos e o incentivo a inteligência coletiva, lembrando que é de suma importância dentro do processo da história, o senso crítico e o reforçamento da capacidade poder de p poder de o senso da criada denbordagem diferenciada densevolvendo nm primeiro momento dentro da salade aula, por um profissioensar, de apreender e, sobretudo de inovar. Contundo não podemos ser demasiadamente infames e ignorar a existência das limitações, neste caso a forma com que essa linguagem será transmitida é de suma importância no campo do saber histórico.

Portando caberia aos profissionais trabalhar a história, de modo que a compreensão se faça presente na totalidade dasações humanas no passado, e o relato que elas fazem no presente, selecionado de forma sensata o que poderá ser trabalhando e como esses acontecimentos poderam ser articulados nessa formação da sociedade do conhecimento.

O historiador deverá reassumir o seu papel de intelectual e ser o responsável em alavancar a disciplina de história, que desde ditadura militar de 1964 vem sofrendoreestruturação, seja para atender os moldes governamentais da própria ditadura ou após o sucateamento ocorrido na década de 90, que se fez notório por meios de algumas medidas implementadas com o governo de Fernando Henrique Cardoso e seus sucessores.

O profissional e a profissão.

Um ponto irrelevante citado anteriormente no texto e a desvalorização da classe docente, sobretudo da...
tracking img