Estruturalismo e gerativismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos dos estudos lingüísticos

Estruturalismo
Noção de SISTEMA conjunto de elementos que se inter-relacionam gerando uma ação.

* Estudando a língua falada , podemos entender como funciona todo o sistema de linguagem
LÍNGUA forma, estrutura

Princípio estruturalista: a língua deve ser estudada em si mesma
Estudo imanente (que existe sempre num dado objeto
e é inseparáveldele) da língua

Linguagem: langue/ parole (dicotomia = dois elementos, um sentido)
Teoria dos signos: significante / significado
Sincronia e diacronia: Esta atitude cientifica, a de analisar o objeto do estudo em si, relacionado apenas com o que era-lhe pertinente, quase que imóvel no tempo, ele chamou de sincrônico, contrapondo-o ao estudo histórico do mesmo, ao que ele chamou de diacrônico,onde a mudança está sempre presente. Fiel ao ideário positivista, ele opôs-se ao evolucionismo, ao hegelianismo e ao marxismo que entendiam qualquer objeto ou fenômeno como resultante da história. Para ele o que interessava era quais eram os resultados extraídos da observação direta e o que podia apreender-se delas.
Para Saussure, a língua é um sistema homogêneo, um conjunto de signos exterior aosindivíduos e deve ser estudado separado da fala. Para ele, o estudo da fala seria problemático, por envolver todas as possibilidades imprimidas nela pelos falantes, impossibilitando, assim, sua análise científica. A lingüística saussuriana, portanto, baseia-se no estudo da estrutura da língua e do uso coletivo, comum a todos os falantes, desprezando o individual, por considerar que a língua éhomogênea, estável e dinâmica, enquanto a fala é mutável. Com esse entendimento, ele a separou em langue e parole a fim de estudar a língua como sistema e dedicou-se apenas ao primeiro caso, a langue. Entende que, “... a linguagem implica ao mesmo tempo um sistema estabelecido e uma evolução: a cada instante, ela é uma instituição atual e um produto do passado.”
A lingüística saussuriana, portanto,prioriza o estudo dos signos, ou, teoria geral da semiologia, examina sincronicamente, apenas os elementos da linguagem (idioma), mas reconhece que langue e parole são duas faces da linguagem em que uma não subsiste sem a outra. Essa visão semiótica da linguagem permite estudar, separadamente, a língua da fala, de modo que um homem, mesmo privado do uso da fala, pode compreender uma língua. NATURALISTA (NATUREZA)
IDEIA INVÓLUCRO {criar palavras}
CONVENCIONALISTA (ACORDO)

TEORIA DOS SIGNOS
* Todo o tipo de comunicação verbal ou não-verbal que temos, produz SIGNIFICADO.
* SEMIOLOGIA (preocupa-se com todo e qualquer tipo de comunicação) / SEMIÓTICA
* NATURAIS (físicos ou fisiológicos): fumaça, nuvens negras, cheiro, luz, dor, febre, suor..
* CONVENCIONAIS(complexos): expressões culturais; ícones (imagens concisas = fotos, caricaturas, desenhos de algum lugar..) ; símbolos (há um tipo de vínculo entre um símbolo e aquilo que ele significa); signos (união entre sentido - significado e imagem acústica - significante)
Significado
Significante
signo = moeda

faces inseparáveis (cara X coroa)

* A imagem acústica não possui conexão com agramática
* Um signo sozinho (/m/ , por exemplo) não possui significado

PRINCÍPIOS DO SIGNO LINGUÍSTICO:
* ARBITRARIEDADE: não há qualquer necessidade natural que determine a união de um significante a um significado. CONTRA-ARGUMENTO 1 – ONOMATOPEIAS : formação de uma palavra a partir da reprodução aproximada, com os recursos de que a língua dispõe, de um som natural a ela associada (estãosujeitas aos sistemas sonoros das línguas nas quais surgem). GRAUS DE ARBITRARIEDADE: 1- absolutamente arbitrário: mar, vinte, peixe. 2- relativamente arbitrário: dezoito, dezessete, bananeira, macieira, madeireira.
* LINEARIDADE: unidades discretas – pertencentes ao significante e sucessivas ao tempo.

Teoria dos signos – a noção de valor
RECEIO
Um signo lingüístico é o que os outros não...
tracking img