Sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 01 - Ao observar as “camadas” dos SO da atualidade é possível perceber que existem diversos subsistemas e camadas para que o SO funcione. Isso gera um overhead na execução de tarefas do SO, pois um comando da aplicação vai passar por diversas camadas e subsistemas até a conclusão total da tarefa. Isso não seria uma falha dos SO da atualidade? Esse overhead (excesso de tarefasburocráticas) para um SO com várias camadas é inevitável, entretanto, porque, na prática, isso não deixa o SO lento? Por exemplo, uma máquina com um Intel core I5 com 4GB de RAM não fica lenta. Responda a pergunta e apresente um texto dissertativo para justificar sua resposta.

Não acredito que seja uma falha, mas não mudaram porque ainda funciona bem, e com a inclusão dos threads nos processadores e omulti-processamento, facilitou ainda mais o desempenho do processamento, pois o overhead causado pelo escalonamento de uma thread é muito menor do que o escalonamento de processos.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Thread_(ci%C3%AAncia_da_computa%C3%A7%C3%A3o)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escalonamento_de_processos

Questão 02 - O que aconteceria com uma máquina cujo chip do DMA pifou ou nãofunciona, entretanto, o restante da máquina continua funcionando normalmente? Qual a consequência disso? Responda a pergunta e apresente um texto dissertativo para justificar sua resposta.

O DMA permite que certos dispositivos de hardware num computador acessem a memória do sistema para leitura e escrita independentemente da CPU. Muitos sistemas utilizam DMA, incluindo controladores de disco,placas gráficas, de rede ou de som. O acesso direto da memória é usado igualmente para transferência de dados de núcleos em processadores multi-core, em especial nos sistema-em-microplaquetas do processador, onde seu elemento de processamento é equipado com uma memória local, e o acesso direto da memória é usado para transferir dados entre a memória local e a memória principal. Em vista disso amáquina se funcionasse sem aparecer mensagens de erro e travamentos do sistema, exigiria que todo o processo fosse executado pela CPU diminuindo consideravelmente o desempenho.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acesso_direto_%C3%A0_mem%C3%B3ria
http://www.ciberfisica.org/licomp/materia/OAC_UFRA_VI_2010.pdf

Questão 04 - Por que o nome de alguns arquivos que estavam gravados em uma partição NTFSsão modificados após serem gravados em um DVD?

Pois no formato NTFS, os nomes podem ter até 32 caracteres, o que não acontece no formato do DVD que é o UDF.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Universal_Disk_Format
http://pt.wikipedia.org/wiki/NTFS

Questão 05 - Existem programas que são capazes de ler e recuperar dados em discos corrompidos. Qual é a “mágica” que esses programasfazem? Se um disco for formatado com o comando “format” é possível recuperar os dados?

Quando apagamos um arquivo do disco, o sistema operacional não apaga fisicamente o arquivo do disco. Isto é, o sistema não "zera" os setores do disco que o arquivo ocupava. Em nome da velocidade, quando você apaga um arquivo, o sistema operacional simplesmente troca a primeira letra do nome do arquivo pelo símbolode sublinhado. Quando visualizamos um diretório, o sistema ignora qualquer nome de arquivo que comece com sublinhado, não mostrando, portanto, os arquivos que foram "apagados". Além disso, o sistema marca os setores que o arquivo ocupava como livre na FAT, que é a tabela onde está listada a área que cada arquivo ocupa no disco. Assim, desde que nenhum outro arquivo tenha sido gravado na mesmaárea em que o arquivo apagado ocupava (o que faz com que os dados antigos sejam automaticamente apagados para que os novos dados sejam gravados), é possível recuperá-lo, simplesmente trocando o primeiro caractere do nome do arquivo de sublinhado para o seu caractere original, bem como re-marcar na FAT a área que o arquivo ocupa.
Da mesma forma que ocorre com arquivos, durante a formatação do...
tracking img