Estruturalismo versus gerativismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRUTURALISMO VERSUS GERATIVISMO
Paola Keiti Mendonça Melo¹
Resumo: Apresentam-se neste artigo algumas considerações sobre o conceito de linguística do linguista francês Ferdinand de Saussure, com o objetivo de evidenciar aproximações sobre o pensamento teórico desse autor acerca da linguagem. Em contrapartida, segue-se o posicionamentodo linguista norte-americano Noam Chomsky─ o qual remete a linguagem como uma capacidade inata ao ser humano, isto é, já nascemos com a capacidade da linguagem, vista por ele como algo inerente a espécie humana, ainda é conceituado por Chomsky o termo Faculdade da Linguagem, a qual define uma teoria capaz de dar conta da habilidade do falante, da sua aptidão para emitir e compreender frasesinéditas. Essa teoria é intitulada como a Gramática Gerativa; gerativa, pois ele acredita que através de uma sentença, criam-se infinitas. E, gramática é a regência de cada língua, cada qual com suas regras e particularidades de funcionamento.
Palavras-chave: Ferdinand de Saussure, Noam Chomsky, linguista, linguagem.

INTRODUÇÃO
Este artigo tem como objetivo analisar a repercussão daLinguística, desde seus primórdios até a chamada “Linguística Moderna”, com seus grandes precursores. A princípio, apresentaremos o posicionamento do francês Ferdinand de Saussure, o qual representa as ideias estruturalistas europeias.
Do outro lado, discutiremos os conceitos “gerativistas” representados pelo norte-americano Noam Chomsky, que de certa forma, tenta rejeitar seus ideais ao modelobehaviorista da corrente estruturalista americano. Porém, é plausível que nos estudos chomskyano dota-se do sistema ideológico estruturalista saussureano.
Visto que dentro da Linguística Moderna têm-se três grandes correntes formadoras e defensoras da linguagem: Estruturalismo, Gerativismo e Funcionalismo. Abordaremos de forma prévia a concepção de estudo de cada uma, e por fim, lançaremos mão doEstruturalismo e Gerativismo evidenciando a importância de cada uma para a construção do funcionamento da linguagem humana.
I. ABORDAGEM CONCEITUAL DA LINGUÍSTICA E AS TRÊS GRANDES CORRENTES
A linguística conceitua-se como a ciência que estuda tudo que se refere ou que é relativo à linguagem, ou seja, de forma alusiva o estudo baseado na língua humana. Procura explicar como funcionam as línguas auma determinada altura com o intuito de compreender o seu funcionamento geral. Pois ela não se limita ao estudo de uma língua específica, nem ao estudo de um conjunto de línguas. Sendo assim, faz interface com vários campos científicos.
A linguística moderna desenvolveu-se a partir do século XIX. O seu desenvolvimento como ciência, o modo de compreender como funciona a linguagem, além dosmecanismos de formação e evolução das línguas, criou a base para o surgimento de pesquisas e teorias acerca do assunto. Dessa forma, surgiram várias correntes, cada uma com suas peculiaridades, com a finalidade de estudar cientificamente a linguagem, entre elas destacam-se três: o estruturalismo, o gerativismo e o funcionalismo.
O estruturalismo iniciou com as ideias de Wilhelm Von Humboldt, que paraele a língua consistia em um organismo vivo, uma manifestação do organismo humano, era uma atividade e não um ato. Essa concepção estruturalista do estudioso foi precursora do estudo linguístico do grande linguista suíço Ferdinand de Saussure. Os estudos estruturalistas não empregam mais o método comparatista, repudia a descrição histórica da língua e passa a enfatizar o estudo da linguagem emsi mesma e em seu modo social.
A corrente gerativista, teve seu início nos Estados Unidos, com o pensamento do linguista norte-americano Noam Chomsky. O qual descreve que a língua é inata ao ser humano e propunha uma gramática universal que explicasse o funcionalismo das estruturas linguísticas na aquisição e na capacidade de uso da língua através do estudo das faculdades mentais.
Já o...
tracking img